Era dia 22 de outubro de 2016, um sábado que amanheceu diferente no Parque dos Poderes, em Campo Grande. Pela primeira vez uma das vias das Avenidas do Poeta e Desembargador José Nunes da Cunha estava fechada para a prática de atividades físicas e lazer e, a partir daquele dia, os sábados, domingos e feriados seriam daquele jeito. Nomeado de “Amigos do Parque”, a região se tornou um local para a população frequentar com mais segurança e conforto.
O projeto surgiu com a aprovação da lei estadual nº 4682/2015 de autoria do então deputado estadual Beto Pereira. Sete anos depois, os Sul-matogrossenses já se acostumaram a ter as vias fechadas para praticar exercícioa ou passear com a família em segurança pelo Parque.
Frequentador e trabalhando no local desde 2008, o Personal Trainer e Nutricionista Rodrigo Mendes falou da importância que o projeto trouxe para a família. “Comecei a trabalhar com esporte no Parque dos Poderes quando era estagiário em um grupo de corrida. Nesses anos de projeto onde uma via do Parque é fechada para os carros, podemos observar o aumento significativo de praticantes esportivos como corrida, ciclismo, skate, patinação, entre outros”, disse ele.
A prova de que o projeto deu certo, foi a inauguração do Centro de Multiplo Uso “Arquiteta Zuleide Simabuco Higa” pelo Governador Eduardo Riedel. O espaço conta com sanitários masculino e feminino, banheiro especial, fraldário, multiestação de ginástica ao ar livre, um totem de vaporização de água, bebedouro, playground, calibrador de pneus, bebedouro para pet, kit coletor de fezes de animais e kit de ferramentas para bicicletas, além de uma lanchonete, sala de estar e um espaço que servirá de base operacional para os Agentes de Trânsito do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), que são os responsáveis pelo fechamento e segurança do local.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.