event_available 21/02/2025 |
access_time 12:10 horas
Apresentações nas feiras, nas escolas e praças é resultado da política de descentralização das atividades culturais no município, criando oportunidades para que cada vez mais pessoas possam ter acesso à cultura de qualidade
Pagodeiro João Camaleão irá animar a Feira Central neste sábado, a partir das 19 horas
A Feira Central João Totó Câmara, localizada na rua Cafelândia, no jardim São Pedro, terá música ao vivo neste sábado (22) a partir das 19 horas. Quem irá animar o público será o contar de pagode João Camaleão. Com a proposta de descentralizar as atividades culturais na cidade, o prefeito Marçal Filho solicitou às secretárias de Cultura e de Agricultura Familiar para que desenvolvessem um projeto para deixar as feiras mais atrativas. Surgiu o “Anima Feira Dourados”, que terá sua primeira edição neste final de semana.
O espaço da Feira Central tem passado por revitalização para melhor receber os feirantes e o público, que encontra no local hortifrutigranjeiros, camelôs com variedade de produtos, artesanato e praça de alimentação. A realização do show na Feira Livre Central atende a determinação do prefeito Marçal Filho de descentralização da cultura em Dourados. “Desde o primeiro dia do mandato estamos trabalhando para deixar nossa cidade mais limpa, mais bonita e agradável, mas, também, temos orientado as secretarias municipais para que promovam a cultura em todas as regiões de Dourados”, salienta o prefeito.
O prefeito destaca ainda que a cultura também está chegando às escolas através de projetos como o Quarta Cultural, que teve a primeira edição nesta semana na Escola Municipal Arthur Campos Melo, na Vila Cachoeirinha. “É fundamental que as atividades culturais cheguem ao maior número possível de pessoas”, enfatiza o prefeito. “Em pouco mais de 50 dias de gestão já podemos constatar que a cultura começa a pulsar mais forte em nossa cidade, tanto que teremos atrações na Feira Livre Central na noite de sábado e também na Feirinha do Parque dos Ipês na noite de domingo”, argumenta o prefeito.
O secretário de Agricultura Familiar, Bruno Cesar Pontim, explica que as primeiras ações foram para melhorar o terreno, retirando árvores que ameaçavam cair, nivelando o solo e tornando todo ambiente muito mais seguro para os feirantes, famílias e crianças que frequentam a Feira Livre Central. “Para garantir atrações culturais, deixamos o espaço com fácil locomoção, para oferecer segurança às pessoas”, ressalta.
A Feira Central se destaca por estar localizada em uma área que conta com bosque, onde as famílias podem visitá-lo a qualquer hora do dia. No entorno da feira há também pista de caminhada, reunindo dezenas de pessoas que praticam atividades esportivas ao longo do dia e da noite. No sábado a feira tem abertura às 8h e segue até o período da noite, com a praça de alimentação. No domingo volta a reabrir pela manhã e se estende até o início da tarde.