O resultado das ações realizadas este ano nas rodovias concedidas de Mato Grosso do Sul reforçam o impacto positivo dos investimentos, obras entregues e a eficácia da fiscalização da Agência Estadual de Regulação (AGEMS), garantindo segurança e qualidade aos usuários.
A Câmara Técnica de Fiscalização de Rodovias, que se debruça diariamente sobre dados operacionais das concessionárias e vai a campo para monitoramento in loco, realizou 18 atividades fiscalizatórias nas estradas nos primeiros dez meses de 2024.
A equipe percorreu cerca de 21 mil quilômetros para inspeção de obras e serviços na MS-306 e sistema rodoviário MS-112/BR-158/BR-436 neste ano em que os investimentos executados nas duas regiões somaram R$ 249 milhões.
“Os investimentos nas rodovias, acompanhados de perto pela AGEMS, têm impacto direto no serviço que é oferecido e em melhor experiência para motoristas e passageiros”, destaca o diretor-presidente Carlos Alberto de Assis. “Sabemos o quanto nosso trabalho é relevante para o bom resultado das concessões como um todo e de projetos específicos como o novo contorno viário de Chapadão do Sul, que demonstram o sucesso das parcerias do Estado com a iniciativa privada na promoção do crescimento econômico sustentável”.
A atuação da AGEMS foi essencial para garantir que as concessionárias cumprissem os compromissos contratuais do período e entregassem obras de qualidade. “É uma fiscalização sistêmica, que resulta em rodovias mais seguras e eficientes”, explica a diretora de Transportes, Caroline Tomanquevez. “Percorremos milhares de quilômetros e realizamos fiscalizações criteriosas acompanhando o trabalho técnico das concessionárias ao longo de todo o ano”, reforça o coordenador da Câmara Técnica de Fiscalização, Vinicius Echeverria.
MS-306: modernização, segurança e compromisso com o usuário
Operada pela iniciativa privada desde abril de 2020, a MS-306 continua como um corredor estratégico para o desenvolvimento regional. Em 2024, a rodovia recebeu R$ 107 milhões em investimentos, refletidos nas entregas de:
- 108,52 km de acostamento;
- 4,3 km de faixas adicionais;
- 3 obras de arte especiais com alargamento em pontos críticos;
- e 12,3 km do contorno de Chapadão do Sul, obra inaugurada em outubro, que retira o tráfego pesado do centro da cidade, promovendo mais segurança e agilidade.
Além das melhorias estruturais, as fiscalizações contínuas somaram 9 ações, cobrindo quase 10 mil quilômetros. Os resultados já garantiram a resolução de 21 das 29 não conformidades recomendadas.
MS-112: tecnologia e infraestrutura em modernização
Concedida mais recentemente, a MS-112, integrada às BR-158 e BR-436, apresentou avanços significativos em 2024, ano em que foi ativado do pedágio. Investimentos de R$ 142 milhões estão sendo aplicados em obras como micro revestimento e recomposição de pista, fundamentais para a durabilidade e qualidade do pavimento.
Foram realizadas 9 fiscalizações de campo nesse contrato, com a equipe percorrendo 11 mil quilômetros para monitorar os serviços.
O primeiro ano da concessão já reflete modernidade e tecnologia, com destaque para:
- 6 Bases de Serviço Operacional (BSO) com infraestrutura de apoio e atendimento ao usuário;
- Monitoramento 24 horas do tráfego por câmeras e Centro de Controle Operacional;
- Socorro mecânico e pré-hospitalar disponíveis desde o início da operação.
Em novembro foi inaugurado o Posto de Fiscalização da Polícia Rodoviária Federal na BR-158, com investimento de R$ 2,8 milhões para a instalação, que contam com uma das maiores áreas cobertas sobre rodovia no Brasil.