Um jogo de tabuleiro milenar encontrado no Irã, mas que teve suas regras perdidas há mais de 4 mil anos, foi finalmente desvendado por arqueólogos e pesquisadores. Um estudo publicado no site SocArXiv e no Journal of the British Institute of Persian Studies traz as versões aproximadas das regras originais do jogo, que foi recriado e disponibilizado online para gamers que querem conhecê-lo. Veja neste link.
De acordo com a pesquisa, o jogo simulava uma “corrida estratégica”, com peças que bloqueiam o avanço do adversário. (Veja o vídeo de uma partida mais abaixo).
“Os blocadores não podem atacar os blocadores do oponente; o foco é na corrida, e as regras devem priorizar esse aspecto”, explicam os autores que conduziram a pesquisa.
A descoberta do tabuleiro
Segundo o site IFLScience, o jogo foi encontrado durante escavações em um cemitério em Shahr-i Sokhta, no sudeste do Irã, no ano de 1977.
Ele estava enterrado em uma sepultura datada de 2600 a 2400 a.C. Como não havia um manual, os pesquisadores aceitaram o desafio de compreender o jogo e recriar suas regras.
Um dos jogos que ajudaram os pesquisadores a entenderem o conceito do achado misterioso foi o “Jogo Real de Ur”, jogado na Mesopotâmia em uma época semelhante.
O objetivo de cada partida é simples: retirar todas as dez peças do tabuleiro antes do adversário. É possível atacar as peças inimigas, forçando-as a reiniciar o percurso.
Foi a partir desse objetivo que os pesquisadores intitularam o jogo misterioso de “The Game Of 20”, ou “Jogo do 20”.
“É como uma versão muito antiga do gamão [jogo de tabuleiro atual para dois jogadores]”, afirmam os pesquisadores.
Veja como funcionam as partidas recriadas no vídeo a seguir: