quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Destino dos Famosos: Ushuaia, a cidade do fim do mundo

Localizada no extremo sul da  Argentina
e capital da Província da Terra do Fogo, a mais de 3 mil km da capital
Buenos Aires

,  Ushuaia
é conhecida como a cidade do fim do mundo. O título se dá pelo fato do local estar mais ao sul do globo, se tornando o destino que fica mais perto do continente gelado da Antártida.

Pela proximidade com o segundo menor continente do mundo, a cidade foi formada com a presença de diversas montanhas e glaciares, que compõem a paisagem da região.

Ushuaia fica localizada entre as encostas do Cerro Martial e Monte Olivia. Além disso, é também uma das cidades que abriga a parte final da
Cordilheira dos Andes

, a cadeia montanhosa que passa por sete países da  América do Sul.

Um destino cada vez mais procurado pelos brasileiros, Ushuaia oferece atrações variadas que vão desde museus a estações de esqui, mas o forte deste destino são os passeios ligados à natureza gelada e suas paisagens de tirar o fôlego. A apresentadora Eliana, os atores  Johnny Massaro
 e Marco Pigossi, e o apresentador 
Fábio Porchat

 já conheceram de perto o destino.

“É um destino encantador e fora do comum, considerado o fim do mundo por ser a cidade mais ao sul do planeta, além de estar na Argentina que vem sendo uma ótima opção de destino para os brasileiros, devido o valor da cotação do peso”, diz Thayane Pires, assessora de viagens.

A especialista, que posta dicas de viagens nas redes sociais e realiza roteiros personalizados, comenta que escolheu o destino ao buscar um lugar que tivesse neve, mas que fosse “um pouco fora do comum e diferente.”

A experiência foi tão positiva que Thayane expressa a vontade de retornar ao destino argentino mais vezes. “Na próxima viagem, quero ir no verão para poder conhecer as paisagens em uma estação diferente.”

Ela viajou em agosto deste ano, na temporada de inverno, quando as temperaturas ficaram em torno de – 4 a – 3 ºC. “Escolha bem a estação para ir, pois a cidade muda muito no verão, época em que muitos turistas vão para fazer os famosos trackings, e as paisagens ficam incríveis, além da maior possibilidade de ver muitos animais”, aconselha.

Já no inverno, o foco do turismo são os centros de esqui e passeios de neve. “São inúmeras as opções de passeios, as paisagens também são lindas e com lagos completamente congelados.”

Segurança

Enquanto estava no destino, Thayane avalia que a cidade é muito segura e limpa, e que as pessoas foram muito receptivas com ela e sua amiga, que também esteve na viagem. “Nos sentimos bem confortáveis em todos os estabelecimentos em que estivemos.”

A assessora de viagens afirma ainda que dá para ir ao destino apenas sabendo português. “A comunicação foi bem tranquila, eles entendem bem o português, além de ter agências e lojas especializadas em atendimento no nosso idioma.”

Na viagem, ela aproveitou para ir ao Park Austral Ushuaia, no Parque Nacional Terra Del Fuego, e no centro de esqui Cerro Castor. Além disso, visitou o antigo presídio de Ushuaia, que funcionou até 1947, e o centrinho local com lojas, restaurantes e bares.

Parques

O Park Austral Ushuaia é um parque zoológico que abriga uma variedade de animais da
Patagônia

, incluindo pinguins, leões-marinhos, guanacos e raposas. Já o Parque Nacional Terra Del Fuego contém uma diversidade de paisagens, incluindo montanhas, lagos e florestas.

Dentro do Parque Nacional Terra Del Fuego há mais atrações como o Canal de Beagle, que separa a Ilha Grande da Terra do Fogo da América do Sul, o Lago Fagnano, — o maior da Terra do Fogo —, o Glaciar Martial, a Baía Lapataia, e o ponto final da Ruta 3, — a principal rodovia da Patagônia.

“Foi uma experiência incrível, Ushuaia é encantadora, tem paisagens magníficas e muitas atrações para os turistas. Além de possuir uma história com o presídio, que é muito interessante”, diz. Como especialista, Thayane montou ela própria o roteiro da viagem, e por isso acredita que pôde alinhar bem o que queria para não se decepcionar no destino.

Financeiramente, ela aconselha que uma boa estratégia é pagar a hospedagem e os passeios quando já estiver em Ushuaia para aproveitar a cotação do câmbio paralelo. Porém, pontua que em alguns passeios o turista corre o risco de não ter vagas para pagar direto no local. “Eu indico a todos a conhecerem Ushuaia”, finaliza a viajante.


Agora você pode acompanhar o iG Turismo também no  Instagram
e no  Facebook! 



Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas