sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Campo Grande
29°C

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

‘Investimento em conforto das vacas é estratégia que se paga’, diz especialista em pecuária

O bem-estar das vacas durante o período de transição é fundamental para garantir saúde e produtividade. Em entrevista no quadro “Raio-X da Pecuária“, Leandro Greco, gerente de serviços técnicos de leite da Kemin, destacou a importância de investir em instalações adequadas e com conforto para essa fase crítica da vida produtiva das vacas.

“Eu encaro a vaca de produção como um atleta de alta performance. A gente tem que dar condições para esse atleta se desenvolver”, afirmou Greco, enfatizando que melhorias no ambiente das vacas resultam em qualidade de vida e retornos positivos na produção e saúde. Ele disse que “o investimento se paga muito rapidamente”, especialmente em um período tão crítico como a transição.

Sobre as principais melhorias recomendadas, o gerente disse: “Se a gente faz, por exemplo, uma construção de barracão com climatização, isso melhora o conforto térmico e traz melhorias muito positivas na produtividade.” Ele mencionou que estudos indicam que resfriar a vaca durante essa fase pode aumentar a produção de leite em 3 a 5 litros por lactação.

Para propriedades menores, onde os custos de infraestrutura são um desafio, o especialista sugeriu soluções acessíveis. “O mais básico seria essa climatização na sala de ordenha. Com dois ventiladores e um sistema de aspersão, o produtor não vai desembolsar um valor muito alto.”

Greco também destacou que “melhorar o ambiente onde as vacas ficam” pode trazer benefícios sem exigir grandes investimentos.

Durante o verão, que é uma fase crítica para o bem-estar das vacas, Leandro reiterou a importância de garantir um ambiente adequado. Ele concluiu: “Com investimentos relativamente baixos, a gente já garante que essa vaca vai ter uma temperatura corporal reduzida, melhorando o ambiente dela”.

Dessa forma, o especialista reforça que o retorno financeiro desses investimentos pode ser rápido e vantajoso para os produtores.

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas