O governador Eduardo Riedel participou, de maneira on-line, no AgroForum 2024, evento focado no setor agrícola e organizado pelo BTG Pactual, onde destacou o comprometimento do governo de Mato Grosso do Sul com o agronegócio.
Riedel participou do painel ‘O Papel dos Estados no Futuro do Agronegócio’, onde apresentou um panorama da evolução do agronegócio em MS nos últimos 15 anos, com a produção agrícola saltando de 1,8 milhões de hectares de área plantada para os atuais 4,6 milhões de hectares.
“Diversificamos a nossa matriz de produção sem avançar em áreas de Cerrado aberto, recuperando áreas de pastagens, sem perder a pecuária de corte, e ampliando na criação de suínos e aves”, destacou o governador.
Ao lado dos governadores de Goiás, Ronaldo Caiado, e do Piauí, Rafael Fonteles, Riedel destacou a agroindustrialização com a chegada de grandes cooperativas no Estado, além de empresas do setor de bioenergia, avanço na erradicação da pobreza extrema – que gira em 6,6% de crescimento, número que é o dobro da média nacional – e os baixos índices de desemprego em MS.
“São inovações muito fortes, com a produção do biometano, uma nova fronteira agrícola com a citrocultura, somada à cultura de grãos, florestas plantadas, com os maiores parques industriais deste setor no mundo. Tudo isso, cria uma condição de competitividade e arcabouço tributário favorável aos negócios e a expectativa de um balanço de carbono neutro até 2030”, frisou o governador.
Questionado sobre a emergência climática enfrentada no mundo inteiro e a mitigação de riscos, Riedel afirmou que o modelo de desenvolvimento econômico adotado no Estado está amparado na sustentabilidade e que o próprio plantio direto absorve milhões de toneladas de carbono, além de apontar para o respeito que a tecnologia adotada tem ao meio ambiente.
“Temos uma avenida colocada à nossa frente e não podemos perder este bonde com cada vez mais fontes renovavéis, e um bioma único como o Pantanal, com 84% da sua área preservada”, afirmou.
Riedel encerrou sua participação citando os investimentos em parcerias público privadas e com os leilões de trechos rodoviários no Estado, além da Rota Bioceânica, que entra em operação em 2026 e irá ligar Mato Grosso do Sul aos portos do Chile.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar Erro