Misturando a modernidade canadense e o charme francês, Montreal é a maior cidade do Québec, e a segunda maior metrópole do Canadá. São quase quatro milhões de habitantes na principal mancha urbana da província onde o legado cultural da colonização francesa permanece mais forte no país.
Prédios históricos, paisagens naturais deslumbrantes e uma rica programação cultural são alguns dos principais atrativos da cidade onde o Cirque du Soleil foi fundado. Se você está se organizando para conhecer a região, confira algumas dicas essenciais para o seu roteiro de viagem.
Melhor época
Evite os meses de inverno, marcados por frio extremo: em janeiro, os termômetros podem chegar a -13°C. Para fugir da alta temporada e não sofrer tanto com o frio, a primavera e o outono são boas pedidas. No verão, mais concorrido, predominam as atividades ao ar livre e as temperaturas ficam bem longe do calor escaldante: em geral, a média mais elevada fica na casa de 26°C, embora alguns dias pontuais possam superar essa marca.
Roteiro de três dias em Montreal
Para conhecer as principais atrações da cidade, é necessário reservar pelo menos três dias em Montreal, tempo suficiente para percorrer pelo menos os pontos turísticos mais clássicos.
No primeiro dia, a dica é começar pelo centro histórico, chamado Vieux-Montréal ou Old Montreal, conforme a língua escolhida. Com diversas construções que remontam ao século 17, a região abriga a Basílica de Notre Dame, uma parada indispensável.
Aproveite para conhecer a Prefeitura de Montreal, o Parque La Fontaine e os mercados Marché Bonsecours e Jean-Talon . Nas margens do Rio São Lourenço, outra atração é o Vieux Port , que reúne lojas, restaurantes e La Grande Roue de Montréal , uma roda-gigante de 60 metros de altura.
No segundo dia, o passeio começa pelas atrações do Complexo Olímpico de Montreal. Na sequência, pegue um ônibus no ponto de Viau para McGill e conheça a Cidade Subterrânea. Para fechar a programação, assista ao Cirque du Soleil.
Chegado o último dia de viagem, dirija-se à Queen Mary Road, onde vale visitar o Oratório de Saint Joseph . Em seguida, visite o famoso Museu de Belas Artes. Se a tarde estiver ensolarada, conheça o parque Mont Royal, destino popular para relaxar ao ar livre. À noite, a sugestão é visitar o complexo cultural Place des Arts .
Se você tiver mais tempo disponível, vale estender a viagem por mais um ou dois dias. Uma boa opção para esticar a passagem por essa área do Canadá é investir em excursões guiadas para algumas das principais cidades dos arredores, como a Cidade do Québec (a 260 km) e Ottawa (a 200 km).
Atrações imperdíveis
Basílica de Notre Dame
Considerada a primeira igreja neogótica do país, a basílica tem suas raízes atreladas às origens da cidade. A igreja como conhecemos hoje, entretanto, foi inaugurada apenas em 1829.
Com uma arquitetura impressionante, o espaço é reconhecido como sítio histórico nacional do Canadá. Por isso, sedia diversas festividades religiosas e culturais ao longo do ano.
De segunda a sexta, a basílica funciona das 9h às 16h30min. Nos sábados, fecha às 16h. Já nos domingos, a abertura é a partir das 12h30min. As visitas costumam durar uma hora, e os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria ou no site oficial .
Parque Olímpico de Montreal
Construído para os Jogos Olímpicos de 1976, o complexo é composto por diferentes atrações culturais, científicas e tecnológicas. Um dos seus destaques é a Torre Inclinada, que tem impressionantes 165 metros de altura.
Há também o Biodome , que proporciona uma visita imersiva a cinco ecossistemas: a floresta tropical, o Golfo de São Lourenço, as florestas laurentinas, a Costa do Labrador e as ilhas subantárticas. Além disso, é possível visitar o Jardim Botânico e o Insectarium , um museu dedicado aos insetos.
A Torre Inclinada abre das 13h às 17h nas segundas-feiras. De terça a domingo, a abertura é às 9h. Já as demais atrações funcionam diariamente das 9h às 18h. Os ingressos podem ser adquiridos online ou presencialmente.
Cidade Subterrânea de Montreal
Oficialmente chamada de Réso, essa atração, situada no centro de Montreal, é um dos maiores complexos subterrâneos do mundo. Milhares de pessoas circulam diariamente nos seus mais de 30 quilômetros, que abrigam pelo menos 1,5 mil lojas e 200 restaurantes.
Além disso, podem ser encontrados bares, galerias, hotéis, escritórios, museus e, até mesmo, universidades. O passeio é uma alternativa confortável para os dias de inverno, pois evita a exposição ao frio extremo e ainda permite conhecer a cidade sob outra perspectiva.
Oratório de Saint Joseph
Erguido em homenagem a Saint Joseph, esse importante templo religioso é um dos principais patrimônios arquitetônicos da cidade. Embora tenha começado em 1904, a sua construção se encerrou apenas em 1960.
Esse trabalho de gerações se destaca pela sua bela cúpula, uma das maiores do mundo com quase 100 metros de altura e 40 de diâmetro, e pelos jardins no seu entorno. Estima-se que o lugar, que funciona diariamente das 6h30min às 21h, recebe mais de dois milhões de visitantes por ano.
Museu de Belas Artes
Fundado em 1860, o museu reúne o melhor da arte canadense. São mais de 47 mil peças, entre pinturas, esculturas, fotografias e instalações multimídia, que contemplam desde a Antiguidade Clássica até a contemporaneidade.
O espaço abre diariamente de terça a domingo, das 10h às 17h. Os ingressos podem ser adquiridos no site oficial ou na bilheteria. Algumas exposições temporárias são pagas à parte.
Cirque du Soleil
Embora o Cirque du Soleil seja conhecido internacionalmente, nem todos sabem que ele é originário de Montreal. Fundada em 1984, essa é a maior e mais famosa companhia circense do mundo.
Seja para uma noite a dois ou um passeio com a criançada, os seus espetáculos são inesquecíveis. Dependendo da temporada, é possível escolher entre o Soleil Crystal e o Soleil Echo , duas apresentações residentes na cidade. A programação completa pode ser encontrada no site .
Reserve hospedagem em Montreal
Compartilhe essa matéria via: