quarta-feira, 27 de novembro de 2024
Campo Grande
27°C

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Corrida de robôs humanoides termina com resultado inusitado; veja o vídeo

Reprodução/Robot Era

Os robôs Star1 correram por diferentes terrenos

A corrida de robôs do tipo humanóide foi proposta pela startup chinesa Robot Era . O protótipo utilizado na corrida, chamado Star1 , é a principal criação da empresa. Duas unidades foram levadas para testes no deserto do Gobi, no norte da  China e ao sul da Mongólia .

Os  robôs correram por 34 minutos em diferentes tipos de terreno: grama, asfalto, terra e rocha. No final, um robô venceu o outro por um motivo curioso: ele estava usando tênis de corrida, enquanto o outro estava “descalço”.

O fato gerou curiosidade por não ter ligação com especificações técnicas da máquina e nem com alta tecnologia. As duas máquinas eram idênticas, a única diferença é que uma delas estava calçada com um par de tênis.

A filmagem do desafio foi feita em setembro pela Robot Era, que é considerada uma empresa relativamente recente no desenvolvimento de robôs humanoides. Ela foi criada na Universidade Tsinghua em agosto de 2023.

Robô Star1

A Robot Era ainda não divulgou tantos detalhes sobre o Star1. O que se sabe é que ele tem aproximadamente 1,70 m de altura e pesa 65 kg. Pelas imagens, é possível notar que eles correm de um jeito diferente, que faz com que o corpo permaneça ereto enquanto suas pernas articuladas se projetam para a frente, principalmente em terrenos irregulares.

O Portal iG está no BlueSky, siga para acompanhar as notícias !

De acordo com a startup, a máquina funciona com um modelo de Inteligência Artificial integrado, e suporta tanto aprendizagem por imitação quanto aprendizagem por reforço. Segundo a Robot Era, os dois robôs que participaram da experiência passaram por um “rigoroso treinamento de simulação em ambientes virtuais”.

A máquina humanóide vestida com tênis teve uma velocidade média de 3,6 metros por segundo durante os 34 minutos de percurso, algo em torno de 11 km/h. A companhia afirma que o teste “visou destacar a adaptabilidade do robô a ambientes naturais do mundo real”.

Objetivo do desafio

A ideia da empresa é levar os robôs para residências e ambientes de trabalho nos próximos meses.

Há 4 meses, a Robot Era levou um robô chamado XBot-L para a Grande Muralha da China. O modelo é um pouco mais simples que o Star1, mas conseguiu andar tranquilamente por uma das Maravilhas do Mundo Moderno.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso  canal no WhatsApp e da nossa comunidade no Facebook .

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas