sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Campo Grande
25°C

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

AGEMS faz inspeção em redes rurais de energia de Aquidauana e Anastácio para prevenir incêndios florestais

Agência verifica conservação, operação e manutenção de instalações, para prevenção de incêndios florestais e continuidade do abastecimento

Com foco em garantir as condições adequadas das instalações e equipamentos de distribuição de energia elétrica, a Agência Estadual de Regulação (AGEMS) realiza novas inspeções nas redes rurais de Aquidauana e Anastácio ao longo desta semana. A atenção é voltada principalmente para aquelas que atendem parte da região do Pantanal.

Engenheiros da Câmara Técnica de Energia, da Diretoria de Gás, Energia e Mineração se reuniram com representantes da distribuidora e proprietários rurais da região pantaneira antes de iniciar as ações de campo. A inspeção verifica o cumprimento das ações elencadas para melhorias das condições de conservação dos ativos de distribuição das redes e ramais que atendem a localidade que é porta de entrada para o Pantanal. A fiscalização visa, especialmente, a prevenção de incêndios florestais.

“A participação dos representantes da distribuidora, dos proprietários rurais e da comunidade pantaneira é fundamental para o atingimento da meta de proteção ao meio ambiente e de convivência harmoniosa entre as redes de distribuições rurais e a vegetação do Pantanal”, destaca o diretor de Energia, Matias Gonsales.

Ação contínua em defesa do Pantanal

As ações desta semana são mais uma etapa da campanha de fiscalização iniciada no primeiro semestre, logo antes da aproximação do período de estiagem. A diminuição das chuvas sempre traz a preocupação com as ocorrências de incêndios florestais no bioma, por isso já há seis meses foi iniciada a campanha fiscalizatória para mitigar a ocorrência de fogo na área de vegetação provocado por problemas de redes de distribuição danificadas ou em más condições de conservação.

Em função da localização e da importância do ecossistema da região, foi preciso fazer uma análise abrangente de vulnerabilidades das redes elétricas situadas em áreas críticas de Mato Grosso do Sul. “É um trabalho que envolveu aspectos técnicos, sociais, ambientais e econômicos, incluindo a segurança de redes de transmissão e de distribuição de energia elétrica. As novas inspeções representam mais uma importante etapa desse trabalho contínuo”, explica o engenheiro da CATENE, Paulo Ajeje.

A participação dos representantes da distribuidora, dos proprietários rurais e da comunidade pantaneira foi fundamental para o atingimento da meta de proteção ao meio ambiente e de convivência harmoniosa entre as redes de distribuições rurais e a vegetação do Pantanal.

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas