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Educação Ambiental leva cidadania e sustentabilidade a estudantes em Coxim

A manhã do dia 17 de setembro foi marcada por diálogos, descobertas e reflexões importantes na Escola Estadual Professora Clarice Rondon dos Santos, em Coxim. As portas se abriram para receber o projeto de Educação Ambiental, promovido pela Agência Estadual de Regulação (AGEMS), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, Sanesul e Ambiental MS Pantanal.

O dia de aula diferenciado se transformou em uma imersão na realidade do saneamento básico, sustentabilidade e saúde coletiva. Estudantes do 6º ao 9º ano se envolveram nas discussões, levantaram questões e relacionaram o tema à sua própria rotina.

Foi o caso de Gabrielly Gonçalves, do 8º ano, que, com o pensamento cidadão quis saber se a taxa de coleta de resíduos que aparece na conta de água da sua casa era uma prática comum em todos os municípios. A pergunta, que pode parecer simples, revela a profundidade da atenção dos estudantes ao que aprendem e ao seu impacto no dia a dia.

Educação além das salas de aula

A diretora da escola, Lilian Fátima dos Santos Pavon Ribeiro, coordenou a preparação do espaço adequado para receber a equipe do projeto e acompanhou de perto as atividades, promovendo momentos de discussão, com questionamentos sobre os serviços públicos envolvidos nos temas abordados.

“Nossa escola está sempre trabalhando conteúdo da área ambiental. E um projeto como esse nos faz ver que não estamos sozinhos no compromisso de passar esse aprendizado aos nossos alunos. É muito importante a integração das instituições com a escola, e nós ficamos encantados com a dedicação da equipe que veio”, conta ela.

Os professores, como Greicy Ellen e Erika Prudêncio, também desempenharam um papel crucial, não só na organização das atividades, mas no incentivo à participação ativa dos alunos.

“O projeto caminha com o interesse, o apoio e a organização promovidos pela gestão escolar, como aconteceu em Coxim”, destaca a diretora de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos, Iara Marchioretto.  “A direção e professores da escola estão de parabéns. Foram muito participativos, abertos e colaborativos desde os primeiros contatos. Receberam a equipe de forma carinhosa, organizaram e prepararam o espaço ideal para a realização da atividade”.

Protagonismo dos estudantes

Completando agora o primeiro ano de ações em andamento, o projeto de Educação Ambiental da AGEMS já impactou em 2024 o significativo contingente de 1.213 participantes em oito municípios, abrangendo 14 instituições de ensino e emitindo mais de 1.175 certificados para estudantes e 38 para professores.

Em Coxim, como nas demais cidades, os alunos se tornaram protagonistas dessa jornada educativa, conduzida pela equipe da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos, engenheiros ambiental e sanitário Danielle Adma Martinez e João Lucas da Silva, a analista da Ouvidoria Anahi Bigarella, sob a coordenação da psicóloga e analista de regulação Nauristela Paniago, coordenadora do Projeto de Educação Ambiental da Diretoria de Saneamento Básico.  

“Eles participaram ativamente das atividades, fizeram questionamentos, trouxeram sua experiência local, mostraram-se atentos ao que acontece ao seu redor e interagiram de forma colaborativa e proativa com os facilitadores da AGEMS”, relata Nauristela.

Sofia Santana da Cruz, do 7º ano, foi um exemplo dessa participação ativa. “Agora eu entendo que o saneamento básico é fundamental para proteger a nossa saúde. Eu já sabia da importância de limpar a caixa d’água, mas agora sei que o manejo correto do lixo também faz toda a diferença!”, disse entusiasmada.

Parceria que transforma

A mobilização nas escolas é feita com muito conhecimento e o uso de materiais educativos que incluem kit preparados pela Agência e as instituições parceiras para estudantes e professores.

Em história em quadrinhos, cards; copo e bag ecológicos, informações sobre os eixos do saneamento básico, dicas e informações práticas do dia a dia, direitos e deveres dos usuários, canais de contato dos prestadores de serviço e da Agência se tornam instrumento de ensino. Capacitados, os estudantes se tornam Agentes AGEMS de transformação devidamente certificados.  

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