sábado, 30 de novembro de 2024
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Site ajuda a prever turbulência no voo

“Pedimos aos passageiros que permaneçam sentados, com o cinto de segurança afivelado. Estamos atravessando uma área de turbulência”. A frase, velha conhecida de viajantes frequentes e um tanto assustadora para quem embarca em um avião pela primeira vez, não precisa pegar ninguém de surpresa: sites como o
turbli.com

ajudam a projetar quanta turbulência seu voo deve encontrar.

Como usar o site para prever turbulência

Logo ao acessar o Turbli
, você tem a opção de selecionar os locais de origem e destino. Depois, o site carrega uma página com as opções de voos, cada uma com seu respectivo roteiro. Importante: só é possível consultar voos que saem nas próximas 36 horas.

Clicando no voo que lhe interessa, é possível acessar diferentes gráficos que mostram o nível de turbulência (leve, moderada ou forte) em cada hora que o avião deverá estar no ar. O Turbli
ainda indica a velocidade e direção do vento e se há previsão de tempestades pelo caminho.

Os dados são baseados em modelos da NOAA, a agência meteorológica norte-americana, e do serviço de meteorologia do Reino Unido.

Quais são as rotas com maior turbulência

Comparando os dados históricos, o Turbli
também disponibiliza um ranking
, atualizado anualmente, das rotas mais turbulentas do mundo.

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Em 2023, o trajeto entre Santiago
do Chile
e Santa Cruz de la Sierra
na Bolívia
foi o campeão, em um comparativo com dados de 150 mil viagens ao redor do planeta.

Envolvendo aeroportos brasileiros, a rota mais turbulenta foi aquela partindo de Florianópolis
rumo à Santiago
do Chile
.

Limitações do sistema

O Turbli
só permite consultar as projeções de turbulência com uma antecedência máxima de 36 horas em relação ao voo. Isso ocorre porque as previsões tendem a mudar muito para períodos mais longos, tornando as informações pouco confiáveis.

Além disso, é preciso levar em consideração que essas projeções também são conhecidas pelos pilotos. Quando há previsão de turbulência mais extrema, é possível que o comandante estabeleça um plano de voo alternativo, desviando da rota habitual, para fugir das zonas de maior intempérie. Nesses casos, é provável que você ainda enfrente alguma turbulência, mas – boa notícia – bem menor do que aquela indicada no site.

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