sábado, 23 de novembro de 2024
Campo Grande
26°C

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Governo federal deve anunciar medidas para produtores gaúchos nesta sexta

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e entidades representativas do agronegócio do Rio Grande do Sul estiveram reunidos em uma reunião no final desta quinta-feira (29) para tratar dos últimos detalhes de anúncio de medidas aos produtores gaúchos impactados pela catástrofe de maio.

Em entrevista exclusiva ao Canal Rural, o presidente das Organizações Cooperativas do Rio Grande do Sul (OCERGS), Darci Hartmann, destacou que o anúncio deve ser feito durante a Abertura Oficial da 47ª Expointer, prevista para ocorrer as 10h desta sexta-feira (30), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

Após dizer que não conseguiria ir ao evento pela indisponibilidade de um voo da Força Aérea Brasileira (FAB), o ministro Carlos Fávaro voltou atrás e destacou que estará presente na abertura da feira. Lá, ele deve se unir ao ministro extraordinário da Reconstrução do RS, Paulo Pimenta, para anunciar as medidas.

estrago em recinto RS enchente 2024
Estrago em recinto no RS. Foto: Canal Rural

Conforme antecipou Hartmann, o anúncio deve incluir adequações na normativa que deve ser enviada ao Conselho Monetário Nacional (CNM) para ajustar a Medida Provisória 1247 para que produtores consigam usar as resoluções presentes no documento para repactuar as dívidas.

“Já conseguimos vislumbrar no horizonte a solução de boa parte das dificuldades dos produtores”, completa.

Outras medidas

Nesta quinta-feira ainda ocorreu uma reunião em Brasília com bancos e instituições de crédito e ministérios sobre o seguro rural e negativação.

“Acreditamos que até terça-feira, que é quando essa normativa irá para o CNM, ainda poderemos melhorá-la muito para atender o maior número possível de pendências de produtores e também cooperativas e cerealistas”, afirma o dirigente.

O produtor rural e um dos organizadores do movimento SOS Agro RS, Lucas Schaffer, disse que a expectativa é grande principalmente pela proximidade do plantio da safra 2024/25.

“Estávamos esperando o ministro para uma reunião. Acho que sou um dos mais otimistas porque a maioria não acredita que venha algo efetivo e isso é muito preocupante”, completa.

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas