O Supremo Tribunal Federal (STF) negou, nesta terça-feira (20), mais um recurso relacionado ao título brasileiro de 1987.
O recurso apresentado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) buscava, junto ao STF, reconhecer Flamengo e Sport como campeões brasileiros daquele ano. Mas o relator do caso, o ministro Flávio Dino, negou o provimento, alegando que as questões apresentadas pela CBF não podem ser analisadas pelo Supremo.
O recurso apresentado pela CBF fala sobre uma resolução da própria entidade, publicada em 2011, que reconheceu Flamengo e Sport como campeões brasileiros de 1987.
Este não foi o primeiro recurso apresentado ao STF sobre o Campeonato Brasileiro de 1987. No mais recente, julgado em maio deste ano, o ministro Dias Toffoli manteve decisão semelhante à que ele já havia proferido em 2023, quando negou um recurso do Flamengo sobre o mesmo assunto.
Com a negativa, o time pernambucano segue como único campeão de 1987.
O campeonato:
Em 1987, a Confederação Brasileira de Futebol passava por uma crise financeira e institucional, culminando com o anúncio feito publicamente em 7 de julho, que a entidade encontrava-se incapaz de organizar um campeonato nacional naquele ano nos mesmos moldes do anterior e que estava tentando arranjar um patrocinador para contornar a situação.
Diante disso, os treze principais clubes do Brasil na época, decidiram criar uma nova entidade, apelidada de ‘Clube dos 13’, para organizar um campeonato próprio. Este torneio recebeu o nome de Copa União, o Campeonato Brasileiro de 1987.
A controvérsia do título de campeão brasileiro de futebol daquele ano refere-se à existência de diferentes versões para o vencedor da Copa União. A CBF atribui o título daquele ano ao Sport, enquanto que o Clube dos 13 considera o Flamengo campeão.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar Erro