A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) discutiu, nesta terça-feira (13), a atuação da Força Nacional em áreas de conflito agrário, gerando um pedido de convocação do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para prestar esclarecimentos.
Segundo o deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), a convocação não tem caráter político, mas busca explicações sobre o motivo pelo qual a Força Nacional, ao invés de proteger o direito de propriedade, estaria agindo como “escolta para invasores”.
Lupion criticou duramente a atuação da Força Nacional no Paraná e em Mato Grosso do Sul, onde, de acordo com ele, a força estaria apoiando invasores, muitos dos quais ele afirma serem de origem paraguaia, que obtêm documentos na sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) e depois invadem propriedades privadas. “Isso é inadmissível e o ministro da Justiça precisa se explicar”, declarou Lupion.
Além da convocação na FPA, o deputado informou que outras comissões, como a de Segurança Pública e a de Agricultura, também estão convocando o ministro para discutir o assunto. “Vamos ter que conversar seriamente sobre isso”, concluiu Lupion, destacando a necessidade de uma discussão mais ampla sobre o papel da Força Nacional em garantir o direito à propriedade, conforme previsto na Constituição.