Há uma possível luz no fim do túnel para quem comprou viagens com a Hurb e ficou a ver navios. Estima-se que mais de 100 mil pessoas tenham entrado com ações indenizatórias por conta de pacotes não cumpridos, mas ainda assim a empresa vinha sistematicamente ignorando decisões judiciais. A situação chegou a tal ponto que no último mês de junho o 2º Juizado Especial Cível da Barra da Tijuca encerrou de uma única vez cerca de 400 processos pela impossibilidade de fazer cumprir as sentenças.
No entanto, na sexta-feira (2), o presidente da Hurb, João Ricardo Mendes,
publicou um vídeo no YouTube
em que fala do cenário atual e diz que a empresa está em tratativas para uma solução em massa para a situação. O CEO menciona no vídeo que está em contato com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão do Ministério da Justiça, para a elaboração de um ajustamento de conduta que está sendo mediado pela banca da Fundação Getúlio Vargas.
Na prática, isso deve se traduzir na criação de uma plataforma onde o consumidor poderá se cadastrar e escolher a maneira como prefere ser ressarcido: reembolso, remarcação ou voucher. Segundo o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Senacon, Victor Hugo Ferreira, não há garantia de que todos os consumidores serão ressarcidos, mas que, pelo menos, todos receberão alguma satisfação sobre a demanda aberta. A Hurb comunicou, em
nota publicada no Fantástico,
que a plataforma deve entrar no ar em outubro.
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