Marcos Mion,
de 45 anos, foi advertido pelo Instagram após ter distorcido dados sobre o salário recebido pelos atletas brasileiros.
Na postagem, o apresentador da Rede Globo diz que a média salarial dos competidores é de R$ 2.000, o que é inverídico. Na verdade, os esportistas têm a média de 4.580,59, conforme dados do “Salario.com.br”.
Ao acessar a publicação de Mion,
internautas são alertados por um aviso do Instagram, que classifica o conteúdo como “parcialmente falso”. “Fez uso de informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe”, define a rede social sobre este tipo de classificação.
Após ser advertido pela plataforma, o comunicador veio a público admitir o erro e se desculpar por distorcer os dados em relação ao salário dos atletas olímpicos. “Peço desculpas e quero compartilhar o seguinte com vocês: é desafiador precisar quanto um atleta profissional no Brasil consegue de recursos para apoiar a sua carreira, já que enquanto muitos atletas sequer salário recebem”, escreveu.
Relembre
A atriz Regina Duarte enfrentou uma polêmica semelhante a de Marcos Mion. Em maio deste ano, a ex-atriz da Rede Globo foi advertida pelo Instagram após publicar uma fake news
sobre a atuação do governo Lula durante as fortes chuvas e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.