A Sombra do Comandante | Filme mostra cenários reais de ‘Zona de Interesse’
O drama de guerra
Zona de Interesse
(2023), vencedor do Oscar 2024 de Melhor Filme Internacional
, chamou atenção do público e dos críticos por ficcionalizar um outro lado do nazismo; a vida daqueles comandantes e suas famílias que viviam perto dos campos de concentração e levavam uma rotina ordinária mesmo sabendo dos horrores da guerra. Neste ano, o documentário A Sombra do Comandante
pegou carona na história e mostrou a vida real dessas pessoas e os lugares onde elas viveram.
O filme da diretora Daniela Volker explora o passado de Auschwitz — principal campo de extermínio da Segunda Guerra Mundial — e acompanha Hans-Joergen Höss (filho do comandante Rudolf Höss) e seu neto Kai em uma viagem que culmina no encontro da dupla com Anita Lasker-Wallfisch, uma sobrevivente do Holocausto, conhecida como “a violinista de Auschwitz”.
Imagens de arquivo inéditas
Além do encontro, a obra mostra imagens de arquivo inéditas, trechos da autobiografia de Rudolf Höss e locais reais que serviram de inspiração para Zona de Interesse. Um deles é a casa da família Höss em Auschwitz. A construção segue intacta e, atualmente, é ocupada por uma família polonesa, mas Daniela conseguiu convencê-los a deixar que a equipe de filmagem entrasse no local.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech
e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
“Levar o filho de Rudolf Höss de volta para sua casa real, deixá-lo voltar para seu quarto, onde ele se lembra de ter visto chaminés pela janela, e que na verdade eram os crematórios onde seu pai queimava mais de um milhão de pessoas, é realmente algo impactante.” comenta Wendy Robbins, produtor executivo de A Sombra do Comandante.
O filme da diretora não poupa o público de relembrar os horrores da Segunda Guerra Mundial. Mas, de acordo com ela, termina com uma mensagem de esperança.
“Terminamos o nosso filme com uma mensagem importante; o nosso sobrevivente do Holocausto conhecendo o filho de Rudolf Höss e dizendo: ‘Temos de falar uns com os outros’”, diz Volker .
No momento a obra está disponível em mais de 700 telas nos Estados Unidos, mas seu direito de exibição foi comprado pela HBO e o filme deve chegar à Max em breve.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: