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Prefeitura de Dourados muda sistema de tecnologia e ganha eficiência nos serviços prestados

Investimento em tecnologia da informação é um dos eixos do programa Desenvolve Dourados


event_available 28/09/2023 |
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Novos servidores adquiridos pela Prefeitura de Dourados já estão ativos (Foto: Rodrigo Pirola/Prefeitura de Dourados)

O programa Desenvolve Dourados, com previsão de investimento de mais de R$ 500 milhões em diversas áreas do município nos próximos anos, não está centralizado apenas nas melhorias e adequação da infraestrutura. A Prefeitura de Dourados estabeleceu, entre as prioridades, a modernização da Gestão e Tecnologia, com objetivo de otimizar o trabalho e melhorar o atendimento ao público. Os projetos nesta área devem receber investimento de aproximadamente R$ 40 milhões. 

A necessidade de melhorias na área de tecnologia no sistema municipal é percebida com uma simples consulta à intranet, que é a rede interna de computadores utilizada pelos servidores municipais. Ainda predominam, nas diversas pastas, uma quantidade considerável de controles e procedimentos executados manualmente com reflexos diretos na qualidade dos serviços prestados ao cidadão.

“Renovar o sistema de tecnologia de informação faz parte do nosso eixo de prioridade”, afirma o prefeito Alan Guedes. “A prefeitura precisa ter muito bem organizado seu conjunto de informações para melhor controle e tomada de decisão. Mais que isso, com esse sistema moderno, a prefeitura dá um salto em tecnologia, agilizando processos, economizando recurso público e prestando um serviço de qualidade aos douradenses”, completa.

Esse direcionamento foi passado à equipe de Gestão, que fez o planejamento para as medidas que agora estão sendo implantadas. “Desde a transição de governo e início da atual gestão, ficou claro a necessidade de avanços tecnológicos para melhor atender a população douradense. Não existia uma política específica de informatização para área administrativa e processual, tampouco investimentos sistemáticos e planejados no desenvolvimento de sistemas informatizados para execução dos serviços”, explica Vander Matoso, secretário municipal de Administração. 

Hardware e Software

Central de Atendimento ao Cidadão teve todos os computadores substituídos (Foto: Assecom)

No primeiro ano, o prefeito Alan Guedes autorizou a aquisição de 1.500 novos e mais modernos computadores, a maior parte entregue à Educação para melhorar o sistema administrativo e nas escolas da rede municipal, mas outros distribuídos em diversos setores, como a Central de Atendimento ao Cidadão, secretarias de Saúde, Fazenda e outras áreas. Foram feitos também licenciamentos para utilização de programas específicos, operacionais e antivírus.

De acordo com Vander, essas ações minimizaram os problemas, mas ainda não foi suficiente. O próximo passo seria a implantação de um sistema de informação que sirva de suporte às áreas de finanças, tributária, patrimonial, recursos humanos, folha de pagamento, compras e licitações e que dê maior controle e precisão à tomada de decisão e que traga um melhor fluxo e qualidade da informação dentro da organização, eliminando o retrabalho e reduzindo o tempo de resposta aos contribuintes, fornecedores, demais entes municipais e esferas governamentais.

Essa fase está na reta final, com a implantação de novos servidores, mais modernos, seguros e rápidos, com bancos de nobreaks de maior autonomia. “O processo de modernização do Sistema de Informações Integradas, com sistema único para gerenciamento dos dados e informações, nos dá mais celeridade e economia aos processos internos e, consequentemente, melhorias nas mais diversas frentes de atendimentos realizados pelo município, tanto de forma direta, quanto indireta”, afirma Vander.

Menos Burocracia, Mais Agilidade

 Essas melhorias internas, terão reflexos diretos nos serviços oferecidos à população. Além dos já disponíveis, haverá novos serviços online que serão disponibilizados em um menu próprio. Ou seja, o cidadão não vai precisar se dirigir à Central de Atendimento ao Cidadão ou à Prefeitura para ter em mãos alguns documentos, como habite-se, alvará de construção, ITBI, todos tratados e disponibilizados totalmente online, de forma rápida e segura.

“Todo serviço que requer utilização de protocolo poderá ser feito a distância, via web ou por aplicativo, inclusive com envio de documentos. Haverá possibilidade de pagamentos via PIX e cartão de crédito como facilitadores nas transações financeiras entre contribuintes e o município. Tudo pautado no conceito de ‘menos burocracia e mais agilidade’, aumentando a produtividade e reduzindo custos”, completa Vander Matoso.

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