domingo, 24 de novembro de 2024
Campo Grande
23°C

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Destaques da NASA: faixa escura no céu é a foto astronômica do dia

Daniele Cavalcante

Destaques da NASA: faixa escura no céu é a foto astronômica do dia

Perto de um famoso aglomerado estelar, há um faixa escura que obscurece a observação dos astrônomos: a Nebulosa Dark Doodad. Ao lado da grande estrela gama Muscae, esses objetos compõem o cenário peculiar destacado pela NASA
nesta terça-feira (25).

O aglomerado estelar NGC 4372 é um dos muitos que podem ser observados com um telescópio caseiro nas proximidades da região de Carina, mais especificamente na constelação de Musca. Por isso, muitos astrônomos amadores acabam se deparando também com a longa faixa marrom à direita.

Essa nebulosa ocupa cerca de três graus no céu, equivalente a seis vezes o diâmetro da Lua Cheia. Seu nome é uma expressão coloquial em inglês para “coisa” ou “troço”, provavelmente devido ao formato confuso.


Siga o Canaltech no Twitter
e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.

Também é conhecida como LDN 1780, a Dark Doodad é uma nuvem molecular, ou seja, sua densidade permite a formação de moléculas como hidrogênio molecular (H2), monóxido de carbono (CO) e amônia (NH3).

(Imagem: Reprodução/Martin Pugh/Rocco Sung)

Por fim, a estrela gamma Muscae pode ser vista à direita superior do aglomerado, adicionando ainda mais beleza ao cenário celeste com um contraste de cor.

Aglomerado NGC 4372

O aglomerado globular NGC 4372 é um dos mais antigos conhecidos, com idade estimada em 12 bilhões de anos. Por isso é considerado importante para estudos sobre o universo primitivo e as primeiras gerações de estrelas.

As estrelas do aglomerado são pobres em ferro, mas apresentam maior quantidade de magnésio e titânio que o Sol. Com brilho fraco, o NGC 4372 não é fácil de se observar, principalmente devido à localização — a Dark Doodad e a Gamma Muscae anulam as cores azuis, tornando-a “pálida”

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:



Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas