sábado, 20 de dezembro de 2025

Astronauta divulga foto de São Paulo vista da Estação Espacial Internacional

Fidel Forato

Astronauta divulga foto de São Paulo vista da Estação Espacial Internacional

Neste final de semana, o astronauta Donald R. Pettit, da Nasa, compartilhou uma imagem impressionante da cidade de São Paulo à noite, com luzes que podem ser literalmente vistas do espaço. A foto foi tirada durante a estadia de Pettit na Estação Espacial Internacional (ISS)
.

A foto noturna de São Paulo foi feita em maio de 2003, durante a primeira missão espacial de Pettit, a Expedição 6. Na época, a tripulação viajava a bordo do ônibus espacial Endeavour.

Se tudo der certo, o astronauta participará da Expedição 72 e, talvez, consiga fazer uma nova foto de São Paulo, mostrando as transformações que a metrópole passou ao longo de 11 anos.


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/

Foto noturna de São Paulo

No registro feito pelo astronauta da NASA
, é possível ver a cidade de São Paulo na região central. No entorno, há uma faixa de luz no litoral que representa a cidade de Santos. As diferentes cores indicam o funcionamento da iluminação pública.

“A iluminação mais antiga de vapor de mercúrio é vista como azul-esverdeada na parte mais antiga e central da cidade, enquanto a iluminação de vapor de sódio amarela aparece nas regiões mais novas ao redor”, escreve Pettit sobre a cidade de São Paulo, em seu post nas redes sociais.

“A região costeira de Santos
mostra uma borda abrupta de iluminação no Oceano Atlântico”, acrescenta o astronauta sobre os detalhes da imagem.

Vale destacar que, observar as luzes da cidade abaixo quando a ISS atravessa o lado escuro da Terra, é um “hobby” comum dos astronautas em suas missões. É o inverso das pessoas que olham o céu e buscam imagens escondidas nas nuvens ou nas estrelas.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:



Fonte