A Sony removeu a informação sobre suporte à resolução 8K das caixas do PS5
quando lançou a nova versão do console, o PS5 Slim. Isso levantou uma discussão sobre a função, com especialistas afirmando agora que o PlayStation 5
nunca foi capaz de rodar conteúdo 8K.
Analistas do canal Digital Foundry
afirmaram que a correção feita pela Sony
aconteceu porque o PS5 não conseguiria entregar resolução 8K a 60 fps
. Isso aconteceria por causa de limitações presentes na conexão HDMI
do console, que não consegue transmitir os dados necessários para reproduzir conteúdo nessa qualidade.
Notem que a impossibilidade é relativa ao cenário ideal de maior resolução com alta taxa de frames por segundo. Tecnicamente, segundo análise do Digital Foundry, o PS5 poderia atingir a resolução 8K, mas fazendo alguns sacrifícios na experiência.
–
Feedly: assine nosso feed RSS
e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
–
Isso porque a saída HDMI do PS5 é limitada a 32 Gbps, uma marca inferior ao necessário para produzir 8K a 60fps. Abrindo mão de alguns processos, como chroma subsampling, isso seria possível, já que reduziria o tamanho dos arquivos transferidos.
Os especialistas apontam que o foco do console é entregar resoluções 4k a 120fps, então por mais que a Sony tentasse implementá-lo via atualização de firmware
, não conseguiria entregar a experiência necessária.
Xbox Series X poderia, mas não o faz
Os especialistas do Digital Foundry revelaram que, tecnicamente, o Xbox Series X
é o único console capaz de entregar a experiência de resolução 8K a 60 fps. Porém, praticamente sem conteúdos disponíveis com essas especificações, o console segue focando em jogos e filmes 4K.
Vale lembrar que de nada adianta ter suporte à resolução 8K se o usuário não tiver um display compatível com esse tipo de conteúdo. A popularidade de telas 8K ainda é baixa, sendo que atualmente muitos ainda jogam utilizando displays 1080p Full HD.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: