Empresas voltaram a notificar o recebimento de falsas mensagens atribuídas ao Procon/MS (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor). A instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) reforça alerta para a checagem dos dados do remetente e pede que os casos sejam denunciados por seus canais oficiais.
O modelo das comunicações é semelhante ao adotado nos meses de junho e julho desse ano. A falsa notificação informa abertura de reclamação de um consumidor, com link para que sejam visualizados os detalhes do processo. O conteúdo, no entanto, é malicioso.
Dessa forma, o Procon/MS orienta para que as mensagens enviadas por e-mail ou WhatsApp não sejam abertas. As verdadeiras reclamações são oriundas dos canais oficiais e institucionais, com e-mails utilizando o domínio “@procon.ms.gov.br”.
Observa-se que esse golpe tem sido aplicado em âmbito nacional envolvendo outros Procons, sendo necessário redobrar a atenção e denunciar o recebimento deste tipo de mensagem para [email protected].