Destaque da NASA: Galáxia da Agulha é a foto astronômica do dia
A foto destacada pela NASA
nesta quinta (6) no site Astronomy Picture of the Day
mostra a galáxia
NGC 4565 de uma forma curiosa: apesar de esta ser uma galáxia do tipo espiral, ela aparece no registro de Lóránd Fényes como uma estrutura fina e alongada, que lhe rendeu o apelido “Galáxia da Agulha”.
Claro, a aparente estrutura fina e alongada da galáxia é apenas resultado da nossa perspectiva de observação dela a partir da Terra.
Aliás, este ângulo é bastante favorável para vermos alguns detalhes da sua estrutura — um deles é o bojo, proeminência encontrada no centro da galáxia
. Ali existem também longas faixas de poeira que se estendem pelo plano galáctico.
–
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram
e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
–
A NGC 4565 pode ser vista no hemisfério norte em direção à constelação de Coma Berenices, a Cabeleira de Berenice. Para observá-la, basta usar um telescópio pequeno
.
Ela fica a cerca de 40 milhões de anos-luz da Terra e seu disco se estende por quase 100 mil anos-luz.
Galáxia NGC 4565
A galáxia NGC 4565 foi observada pela primeira vez pelo astrônomo e compositor William Herschel. Ele é bastante conhecido pela descoberta de Urano e de algumas das luas tanto deste planeta quanto de Saturno.
Não é à toa que NGC 4565 é considerada um dos melhores exemplos de galáxia espiral na lateral. Além disso, ela fica só 12 vezes mais longe que Andrômeda
, a galáxia mais próxima da nossa.
Como a vemos na lateral, os astrônomos podem realizar estudos comparativos da estrutura da NGC 4565 com outras galáxias, por exemplo.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech:







