quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

OMS confirma 1ª morte causada pela variante H5N2 da gripe aviária

OMS confirma 1ª morte causada pela variante H5N2 da gripe aviária
Fidel Forato

OMS confirma 1ª morte causada pela variante H5N2 da gripe aviária

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou a primeira morte de uma pessoa em decorrência da variante H5N2 da gripe aviária, no mundo, nesta semana. O caso aconteceu no México, e ainda não se sabe como o paciente de 59 anos contraiu o vírus.

“Este é o primeiro caso humano confirmado em laboratório de infecção pelo vírus influenza A (H5N2) relatado globalmente”, destaca a OMS, em nota. Antes do episódio, o mesmo patógeno foi observado apenas em aves selvagens
, durante um surto no México.

Apesar da possível evolução da variante H5N1 da gripe aviária, a OMS avalia como “baixo o risco atual para a população em geral representado por este vírus”. O alerta pode mudar, caso novos casos sejam identificados.


Feedly: assine nosso feed RSS
e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.

Nos Estados Unidos, a outra variante da gripe aviária, a H5N1, já provocou três mortes este ano. Entretanto, todos os pacientes tiveram contato direto com animais infectados — no caso, vacas que eram criadas para a produção de leite
.

Gripe aviária H5N2 no México

Segundo a OMS, a primeira morte pelo vírus H5N2 da gripe aviária ocorreu na Cidade do México, capital do país. O paciente de 59 anos tinha problemas de saúde
e, antes de manifestar os sintomas da infecção, já estava acamado.

No dia 17 de abril, o paciente começou a apresentar diferentes sintomas, incluindo febre, falta de ar, diarreia, náuseas e mal-estar. Após uma semana, foi buscado atendimento médico (24 de abril). Ele chegou a ser internado, mas morreu em consequência do quadro infeccioso.

Todos os contatos próximos do paciente e pessoas com as quais teve contato foram testados e monitorados. Entretanto, ninguém apresentou sintomas da gripe aviária.

Em relação a esse paciente, ainda é investigada a forma como ele contraiu a doença. Aparentemente, ele não teve contato nenhum com animais infectados, o que costuma ser a causa da doença. Por lá, aves já foram identificadas com essa variante e, então, pode ter ocorrido algum contato ainda desconhecido.

Transmissão da gripe aviária

Hoje, a principal forma de uma pessoa contrair o vírus da gripe aviária está no contato com animais infectados, como aves selvagens. Além disso, quando rebanhos são contaminados, também é possível contrair a doença ao entrar em contato com esses animais, como gado leiteiro. Há registros de inúmeros mamíferos infectados, até mesmo leões-marinhos
.

“As infecções pelo vírus da gripe aviária em humanos podem causar infecções leves a graves do trato respiratório superior e podem ser fatais”, como o recente caso do México, explica a OMS.

No entanto, até o momento, não há nenhuma prova de transmissão da gripe aviária de humano para humano. Se isso for identificado, o risco em relação à doença irá mudar, mas esse não é o caso atual.

Gripe aviária no Brasil?

No Brasil, já foram confirmados mais de 160 focos da gripe aviária
, associados à variante H5N1, em aves silvestres ou de criação, segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). E casos humanos são desconhecidos. Por outro lado, a variante H5N2 não foi confirmada em território nacional.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:

Fonte