Nesta segunda-feira (3), durante o Intel
Tech Tour, a Intel revelou mais detalhes dos novos processadores Lunar Lake para notebooks. Os modelos chegam com até 8 núcleos híbridos, módulos de memória RAM integrada ao chip e 120 TOPS para inteligência artificial.
Com um chip fino feito em litografia de 3 nm da TSMC
, os Lunar Lake chegam com maior foco em eficiência energética. Os modelos conseguem executar tarefas com o mesmo desempenho e cosumindo metade da energia que os Intel Meteor Lake
da geração passada.
Esse aspecto até faz com que as especificações técnicas dos processadores sejam diferentes. Para as novas CPUs Lunar Lake, a Intel usará uma configuração de oito núcleos híbridos baseados nos cores de performance Lion Cove e de eficiência Skymont. Assim, a empresa entende que será possível manter o mesmo desempenho sem exigir tanto da máquina, já que os E-Cores Skymont ainda acompanham uma nova unidade de baixíssimo consumo energético.
–
Siga no Instagram
: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
–
Logo, tecnologias como o Thread Director
podem entender quais tarefas mais complexas vão para os núcleos de Performance e quais execuções mais leves podem rodar nos núcleos de Eficiência.
Memória RAM embutida no chip
Outro característica curiosa é que os novos processadores Lunar Lake vêm com memórias RAM
embutidas no próprio chip, dispensando módulos instalados na placa-mãe do notebook. Ao todo, esses processadores podem equipar até 32 GB de RAM LPDDR5X, que possuem uma comunicação melhorada com a CPU
e acabam diminuindo a complexidade na motherboard.
Para sua placa gráfica integrada, os Lunar Lake utilizam as novas iGPUs Intel Xe². Essa é a segunda geração das placas discretas Intel com a tecnologia
Intel Arc, mas que agora recorrem às Matrizes XMX, consideradas a base dessa tecnologia. Embora a Intel não tenha se aprofundado em números, as novas Xe² possuem 67 TOPS para IA e podem gerar imagens artificialmente em apenas 6 segundos
.
Salto excepcional em IA
Falando em IA, a Intel promete um salto geracional em NPU (Unidade de Processamento Neural)
bem considerável, já que os Lunar Lake têm 48 TOPS de NPU. Somado ao restante do chip, com os tiles de GPU e computação, a implementação máxima do processador chega com 120 TOPS para inteligência artificial.
Os novos processadores Intel Lunar Lake estarão disponíveis a partir do terceiro trimestre de 2024 em mais de 80 modelos de notebooks.
O Canaltech
viajou à Taipé, Taiwan, para cobrir ao Intel Tech Tour a convite da Intel.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: