Ale Pedroza, uma comissária de bordo com 10 anos de experiência, fez um alerta aos viajantes, com uma especial para os mais sonolentos: não durmam antes que o avião decole.
Com mais de 375 mil visualizações no TikTok, o vídeo de Ale, que mora em Orlando, na Califórnia, avisa sobre os riscos para a saúde que o simples ato de tirar um cochilo no avião pode trazer.
“Sei que viajar pode ser exaustivo e às vezes você só quer chegar ao avião e simplesmente dormir. Mas dormir antes que o avião decole não só não é bom para os seus ouvidos, como você também deve lembrar que taxiar é uma das mais cruciais fases dos voos. Você vai querer garantir que está completamente consciente e acordado em caso de emergência ou caso tenha que evacuar”, destacou a comissária de bordo.
Outra dica é não levar nenhuma bebida para consumir durante a viagem. Ela lembra que alguns países, como os Estados Unidos, consideram crime levar a própria cerveja para tomar a bordo do avião.
É contra o regulamento que os passageiros consumam qualquer bebida alcoólica por conta própria, já que é de responsabilidade da equipe de bordo garantir que os passageiros bebam sem exageros, para não colocar em risco a segurança do voo – por isso, beba somente o que for oferecido pelo atendimento de bordo.
A terceira dica do vídeo, que para ela é “uma das mais óbvias”: nunca ande descalço no avião. Se você decidir tirar seus sapatos no seu assento, é outra história, mas não ande até o banheiro descalço. Você nunca sabe no que pode estar pisando e o chão nem sempre é o mais limpo, disse ela.
E as dicas de Ale não pararam por aí, em um segundo vídeo a comissária de bordo pede que seus seguidores aguardem pelo chamado da equipe de bordo e não se levantem das poltronas assim que o avião pousa.
“Como eu disse no primeiro vídeo, o momento de taxiar é um dos mais cruciais do voo e você vai querer garantir que está seguro. Levantar para pegar a sua mala, em primeiro lugar, não vai te ajudar a sair do avião mais rápido, mas também não é a coisa mais segura a se fazer”, lembrou ela.
Outra questão relatada por ela é o lixo a bordo do avião, que é uma “questão sensível”. Ela avisa que, por uma questão de higiêne, não se deve entregar o seu lixo a um comissário no momento em que ele está entregando a refeição de outros passageiros.
“E se, por algum motivo, você acabar vomitando no seu assento, usando uma daquelas sacolinhas plásticas, avise ao comissário. Não simplesmente nos entregue, porque precisamos fazer o descarte de maneira apropriada, é considerado um risco biológico a esta altura”, alertou.
Por último – por mais obvio que pareça – ela faz um apelo a quem viaja com crianças de colo: não use a mesa da poltrona da frente como apoio para trocar a fralda do seu bebê.
“Primeiro porque as mesinhas podem quebrar. E temos mesas para troca de fraldas nos banheiros, uma área designada para que você possa trocar a fralda do seu bebê. As pessoas usam aquelas mesinhas para comer, é bom ter isso em mente”, completou a comissária.
Nos comentários, alguns seguidores relataram acontecimentos durante suas próprias viagens, destacando a importância das dicas oferecidas por Ale Pedroza.
“Algumas pessoas se levantaram enquanto estávamos taxiando, o avião fez uma parada brusca e eles caíram no corredor”, disse uma.
Já outra ressaltou que “algumas pessoas só querem ficar em pé, podem ter problemas de circulação. Para mim não tem nada a ver com sair mais rápido do avião, só quero esticar as pernas, meu marido alto também”. A comissária respondeu: “Totalmente compreensível, faça-o quando for seguro.”