A polêmica judicial envolvendo a cantora Luísa Sonza e a advogada Isabel Macedo de Jesus parece ter chegado ao fim. Em matéria divulgada na última terça-feira (19), foi anunciado que Luísa Sonza e a requerente chegaram a um acordo. Isabel Macedo de Jesus processava a artista por danos morais e a acusava de racismo. O caso judicial correu entre 2018 e 2022.
Com o acordo, Luísa Sonza acatou todos os pedidos da advogada. O valor pago de indenização não foi revelado devido o processo estar em segrede de justiça. O caso foi arquivado em 16 de agosto. As informações são do UOL.
Segundo a defesa da advogada, o objetivo do processo era “demonstrar como que inclinações pessoais, ainda que inconscientes, afetam o julgamento do indivíduo sobre determinados grupos minoritários”.
Além disso, a equipe julga que o desfecho do caso foi satisfatório por atender os pedidos de Isabel, que utilizará a indenização para arcar com os custos da defesa.
“É valioso esse reconhecimento da natureza discriminatória da conduta por parte dos responsáveis, principalmente quando se trata de pessoas públicas, uma vez que podem contribuir para o debate e para a reflexão acerca das diversas formas de racismo na nossa sociedade”, diz a defesa da advogada, em relação ao pronunciamento de Luísa Sonza assumindo o caso.
O caso aconteceu em 2018, mas só ganhou notoriedade em 2020. Na ocasião, Isabel comemorava o aniversário em uma pousada em Fernando de Noronha, onde Luísa Sonza se apresentaria. A advogada relata que em uma ida ao banheiro, passou perto do palco e foi abordada com um toque da cantora lhe pedindo para servir água.
Isabel aponta que tentou explicar que não trabalhava no estabelecimento e diz ter se sentido humilhada. Além disso, a gerência do hotel não teria lhe dado atenção após o caso.
Em 2020, Luísa Sonza negou o caso e apontou que se tratava de uma mentira. “Não acreditem nisso! Eu jamais teria esse tipo de atitude. Vocês me conhecem bem, sabem qual é meu caráter, minha índole. Eu jamais ofenderia outra pessoa por conta da cor de sua pele. Jamais! Essa acusação é absurda”, disse na época.
Entretanto, em 2022, Luísa Sonza se retratou publicamente e pediu uma audiência amigável com Isabel. A cantora também publicou um pronunciamento em vídeo. “Só de a gente [pessoas brancas] existir, a gente reproduz o racismo, porque a gente está numa estrutura racista em que nossos privilégios independem da nossa vontade individual”, alegou.