segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Computex 2024 | ASUS ROG Ally X traz hardware e experiência melhorados

Daniel Trefilio

Computex 2024 | ASUS ROG Ally X traz hardware e experiência melhorados

Neste domingo (2), a ASUS
apresentou o ROG Ally
X durante a Computex 2024
, atualização de seu console portátil. Para o novo modelo ainda com o chip Z1 Extreme, a ASUS estudou os feedbacks dos usuários, baseando-se inclusive em projetos DIY da comunidade modder de hardware
, trazendo um console maior, com chassi todo preto, mais memória, mais robusto e otimizado para entregar uma experiência superior
.

A primeira melhoria, e possivelmente a mais relevante em termos de uso real, é a nova bateria de 80 Wh no lugar da de 40 Wh do ROG Ally (2023)
. Com quase a mesma capacidade das baterias de notebooks gamer ASUS ROG Strix e ROG TUF, o novo ROG Ally X
tem potencial para entregar mais que o dobro da autonomia do original dependendo do modo de uso.

Outro detalhe importantíssimo do novo modelo é que, para acomodar a bateria maior, a ASUS reformulou a PCB do console, alterando no processo a posição e orientação do slot M.2 para SSD.
O leitor para cartão microSD também foi reposicionado, ficando mais afastado das saídas de ar e dissipadores de calor, mudança que deve sanar os problemas de superaquecimento dos cartões de memória
.


CT no Flipboard
: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

Detalhes do ROG Ally X

Com o novo design, além de facilitar o upgrade do drive interno com um projeto bem mais fácil de acessar, agora é possível instalar SSDs M.2 padrão 2280
, com 80 mm de comprimento e capacidades de até 4 TB.

O ROG Ally X ainda não é um sucessor do original, pois mantém o chip AMD
Z1 Extreme, bastante eficiente quando bem otimizado. Contudo, algumas mudanças profundas conseguem tirar ainda mais proveito da APU AMD.

24 GB de memória LPDDR5X-7500

A primeira delas é o incremento de 50% no volume de memória, passando de 16 GB para 24 GB de RAM
LPDDR5X-7500. De maneira geral, esse tanto de memória pode afetar positivamente o desempenho em games, mas o ganho no modo portátil, já bastante competente, deve ser pouco perceptível.

Por se tratar essencialmente de um mini PC rodando Windows
11, trazer mais memória alivia uma série de gargalos de desempenho gerados pela própria operação do sistema operacional
, oferecendo mais estabilidade tanto no modo portátil quanto acoplado a um dock para monitor, mouse e teclado.

Sai porta proprietária, entra porta USB4

Outra modificação importantíssima do Ally X é a substituição da porta proprietária da ASUS para as eGPUs ROG XG por uma porta USB4 com suporte a Thunderbolt 4.

Dessa forma, os usuários podem utilizar a porta USB 3.2 original para carregar o console e plugar hubs Thunderbolt para periféricos e até eGPUs de qualquer marca na nova porta USB4, expandindo ainda mais as possibilidades de uso.

Maior, mais ergonômico e menos quente

Como todo o projeto interno foi modificado, a ASUS precisou repensar o chassi do ROG Ally X. O novo projeto traz uma carcaça um pouco maior, com uma lombada maior para acomodar as mãos um pouco mais longe das regiões dos dissipadores de calor.

O direcional D-Pad, talvez um dos pontos mais fracos do design do ROG Ally original, também foi modificado, com sensação tátil de clique em 8 direções, melhor para games de luta e plataforma. Além de ser mais ergonômico, isso permite um uso bem mais confortável, mantendo os dedos longe dos pontos mais quentes do console.

Falando em temperatura, a ASUS também aproveitou o espaço interno mais amplo para criar uma segunda canaleta de exaustão, aumentando drasticamente o fluxo de ar e entregando temperaturas até 6 °C mais baixas.

Mesmo com a bateria tão maior e um chassi reformulado, o ROG Ally X ainda é bem leve, pesando 678g. Isso faz dele apenas 70g mais pesado que o ROG Ally (2023) e 38g que o Steam Deck
, mas ainda bem mais leve que os 854g do Lenovo Legion Go
.

Assim como a primeira versão, o ROG Ally X também será comercializado no Brasil, mas a ASUS ainda não confirmou o preço ou data que o novo modelo chega por aqui.

O Canaltech
viajou à Taipé, Taiwan, para cobrir a Computex 2024 a convite da Taitra.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas