A empresa de IA Perplexity lançou uma nova ferramenta que transforma pesquisas em artigos completos e compartilháveis. O Perplexity Pages permite converter as buscas feitas por inteligência artificial em páginas prontas sobre um tema específico, com imagens, organização de pontos importantes e citação de fontes.
De acordo com a empresa, o recurso é destinado para “criadores de qualquer campo que desejam compartilhar conhecimento” e cita educadores e pesquisadores como parte do público-alvo. O Pages seria capaz de criar relatórios detalhados com base na busca de cada usuário e pode facilitar a visualização desses conteúdos.
Na hora de criar uma pesquisa, o Pages oferece um campo para criar um prompt e um filtro para escolher o tom da linguagem — é possível criar um conteúdo voltado para iniciantes, experts e pessoas com conhecimento intermediário sobre o tema. Após gerar o primeiro rascunho, o usuário pode adicionar ou remover informações, incluir imagens e gerar outros prompts de pesquisa dentro do artigo.
–
Siga no Instagram
: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
–
Novo formato de busca
A Perplexity entrou no segmento de IA no ano passado para atuar como um buscador inteligente, num formato similar à pesquisa por IA generativa do Google
e ao Copilot, da Microsoft
.
O Pages representa uma nova tendência de uso dessa tecnologia
para as buscas: no lugar de exibir um resumo, a ferramenta cria uma página do zero para trazer todos os detalhes possíveis. É uma premissa parecida com a do navegador Arc Search
, para celulares, e rumores apontam que a Apple desenvolve uma função similar para o Safari
.
Para o usuário, a novidade pode simplificar o processo de buscas, mas a medida pode prejudicar os criadores de conteúdo originais — ainda que o recurso mencione as fontes usadas, também pode diminuir o acesso a estas páginas.
Distribuição gradativa
A Perplexity começou a distribuir o Pages na última quinta-feira (30) para usuários dos planos pagos e gratuitos, mas o recurso ainda não está disponível para todo mundo. Em teste feito pelo Canaltech, ainda não era possível acessar a ferramenta.
Enquanto o recurso não chega, você pode conferir exemplos de IAs que resumem textos
rapidamente.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: