quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

Site imita página de inscrição do Enem para aplicar golpes

Site imita página de inscrição do Enem para aplicar golpes
Bruno De Blasi

Site imita página de inscrição do Enem para aplicar golpes

Poucos dias após a abertura das inscrições do Enem 2024
, criminosos colocaram um site falso no ar para aplicar golpes nos candidatos. De acordo com relatos em redes sociais, além de simular a página oficial e solicitar dados pessoais dos estudantes, o portal também emitia um boleto de R$ 85, o mesmo valor da taxa de inscrição do exame nacional.

Site falso do Enem

As indicações da página falsa surgiram nos últimos dias no X (ex- Twitter
). Em uma publicação feita nesta quinta-feira (30), o usuário identificado como Lukas compartilhou uma captura de tela de um site que se passava pela página de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio.

Ao acessá-lo, o estudante dava de cara com uma página bem parecida com a original, inclusive com o chatbot
usado para fazer a inscrição. Contudo, a página apenas coletava os dados dos estudantes e, depois, emitia um boleto falso para a suposta taxa de inscrição de R$ 85.


Siga no Instagram
: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.

Em um dos relatos, o usuário do X identificado como Fábio Ramon também informou que o chat reconhecia os nomes pelo CPF. Outros dados eram solicitados, como e-mail e cidade, para fazer a suposta inscrição no Enem 2024.

Pela rede social, há relatos de pessoas que caíram no golpe. Da mesma forma, há capturas de tela que mostram que o site falso chegou a ser anunciado na pesquisa do Google
ao pesquisar por “enem” e “enem inscrição” — contudo, nos testes feitos pelo Canaltech
, não encontramos os resultados patrocinados na tarde desta quinta-feira (31).

Também tentamos acessar o endereço utilizado pelos golpistas para a página falsa, mas o site já estava indisponível. O domínio explorado para a fraude também foi dado como suspenso na consulta feita pela ferramenta de WHOIS da GoDaddy.

Página retirada do ar

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o caso já foi reportado à Polícia Federal pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e a página foi retirada do ar na sequência.

O instituto por trás do Enem também fez uma publicação no X com detalhes oficiais sobre a inscrição da prova, que deve ser feita no endereço “enem.inep.gov.br/participante” — ou seja, com o mesmo domínio do portal Gov.br.

“Após a realização da inscrição, o sistema gerará um boleto do Banco do Brasil
para o pagamento da taxa. Esse boleto só é disponibilizado ao inscrito após acesso ao sistema do exame por meio do login
único do Gov.br”, informou o Inep no seu perfil oficial do X.

As inscrições estão abertas até 7 de junho e a taxa de inscrição deve ser paga até 12 de junho de 2024. Confira as datas, isenção e outras dicas do Enem 2024.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:



Fonte