Nos últimos seis meses, um vulcão no sudoeste da Islândia
entrou, pela quinta vez, em erupção, como mostra vídeo feito por drones. O mais recente episódio de vulcanismo começou na quarta-feira (29) e ainda pode ser observado, mas em intensidade muito menor. A lava chegou a jorrar a uma altura de 50 metros, na península de Reykjanes.
Na região em que está o vulcão da Islândia, moram cerca de 30 mil pessoas. Por isso, as autoridades locais e a Defesa Civil estão em estado de alerta, considerando que o magma ainda pode estar, parcialmente, acumulado no subsolo.
Áreas de maior risco foram evacuadas, como a cidade de Grindavik, o spa geotérmico Blue Lagoon e fábricas nos arredores, o que evitará o risco de acidentes em caso de maior atividade do vulcão islandês.
–
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram
e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
–
A seguir, veja a erupção do vulcão na Islândia, gravada por drones que sobrevoaram a região:
Entretanto, “a atividade na fissura vulcânica diminuiu significativamente”, afirmou o Escritório meteorológico islandês, em comunicado. Isso significa que o risco de desastres já caiu significativamente.
Erupção na Islândia
Após as erupções de dezembro e janeiro — associadas com um rastro de destruição, com casas destruídas e uma fissura no solo
—, grandes diques foram construídos no início deste ano em torno de Grindavik para desviar os fluxos de lava da cidade e conter os danos em situações extremas.
Inclusive, os diques foram utilizados nesta erupção mais recente. Segundo o escritório meteorológico, a lava chegou até essa barreira e, com isso, foi desviada para o oeste, sem causar estragos. Não há registro de feridos.
Além disso, o aeroporto de Keflavik, considerado o maior da Islândia, está funcionando normalmente, apesar da atividade vulcânica na região.
Aqui, vale pontuar que a nova erupção ocorreu uma semana após o fim de uma erupção que durou oito semanas na mesma região localizada no sudoeste da Islândia, o que revela que o vulcanismo é, cada vez mais, um desafio recorrente para o país.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: