O Galaxy A55
é o intermediário mais avançado da Samsung
, com design e experiência premium. Se você está em dúvida se quer comprar ou não este celular, o Canaltech ajuda com uma lista que traz motivos para ambos. Veja abaixo 4 razões para comprar e 2 motivos para não comprar o A55.
4 motivos para comprar o Galaxy A55
Os maiores destaques do Galaxy A55 são o seu conjunto de câmeras, a boa duração de bateria, a tela e o design. O Canaltech explica melhor o que é tão bom em cada aspecto para você decidir se é o que realmente procura em um smartphone.
–
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube
, todo dia tem vídeo novo para você!
–
1. Câmeras acima da média
O maior destaque do Galaxy A55 é o seu conjunto fotográfico. A qualidade das fotos tiradas com o celular da Samsung está muito acima da média de seus concorrentes. O aparelho rivaliza até mesmo com modelos topo de linha, em alguns cenários.
Eu já escrevi bastante sobre as câmeras deste smartphone, destacando sempre a ótima faixa dinâmica, o nível de texturas e a nitidez. A estabilização também é um ponto que vale a pena notar.
“Mas o grande destaque fotográfico do Galaxy A55 é o modo noturno da câmera principal. Algumas fotos ficam parecendo que foram feitas em ambientes bem iluminados. O software consegue corrigir bem os tremidos e remover granulados típicos de fotos com pouca luz. A qualidade é realmente incrível para um intermediário”, eu disse, na análise do aparelho.
Eu também fiz um comparativo de câmeras com o Galaxy A54
, seu antecessor, e o A55 mostrou evolução notável. Minha conclusão foi que “o Galaxy A55 tem melhorias consideráveis em todas as câmeras, exceto na frontal. O modo noturno está bem melhor, e é o maior salto entre as duas gerações”.
2. Tela com recursos premium
A tela do Galaxy A55 não deixa a desejar para quase nenhum celular mais avançado. O painel Super AMOLED oferece ótimo contraste, com um preto profundo graças ao apagamento dos pixels escuros. O suporte ao recurso HDR10+ ainda garante que imagens com muitas áreas escuras e claras tragam as tonalidades necessárias para a melhor visibilidade do conteúdo.
O brilho também tem uma taxa excelente, que pode chegar a 1.000 nits no modo automático. Além disso, o aparelho conta com uma resolução Full HD+ e taxa de atualização adaptável de até 120 Hz. Ou seja, nitidez e fluidez dignas de um smartphone premium e que fazem do A55 um ótimo celular para reproduzir vídeos.
3. Ótima duração de bateria
A autonomia de bateria do Galaxy A55 ficou em 24 horas, segundo o teste padrão do Canaltech. Consideramos que 18 horas é o suficiente para um dia de uso, já que nosso teste tem uma exigência acima da média. Ou seja, o celular da Samsung consegue entregar mais de um dia longe da tomada.
Essa duração é superior à de concorrentes do modelo, como Galaxy A54, Poco X6
e Redmi Note 13 Pro
. Mas fica abaixo do Edge 50 Pro, que também pode ser considerado um concorrente pelo desempenho em benchmarks.
Seja como for, o Galaxy A55 entrega mais de um dia de uso comum. E deve entregar pelo menos um dia longe da tomada mesmo para usuários mais exigentes.
4. Design premium
Outra boa razão para optar pelo Galaxy A55 é a sua construção, que não deixa a desejar aos topo de linha atuais. O celular intermediário da Samsung traz acabamento que alia alumínio nas laterais e vidro nas partes frontal e traseira.
E não para por aí: ele também é certificado com IP67, o que o torna à prova de poeira e resistente à submersão em água. Desde que não supere 1 metro de profundidade e 30 minutos embaixo da água. Em resumo, pode molhar o Galaxy A55, mas lembre-se que é uma proteção para mergulhos acidentais, não para usar o smartphone embaixo d’água.
2 motivos para não comprar o Galaxy A55
É difícil encontrar pontos negativos no Galaxy A55. Mas há dois motivos que poderiam torná-lo uma indicação ruim, dependendo do tipo de uso da pessoa que vai comprar o celular. Que são a qualidade das selfies e o desempenho — porém, destaco que não são ruins, apenas podem decepcionar usuários específicos.
1. Qualidade das selfies
No comparativo de câmeras entre o Galaxy A55 e o A54, seu antecessor, eu escrevi que “se você gosta muito de usar a câmera frontal, o Galaxy A54 ainda é uma opção um pouco melhor do que seu sucessor. Exceto para fotos noturnas, quando nenhum dos dois é realmente bom — mas o A55 é menos pior”.
Ou seja, as selfies são um ponto fraco no excelente conjunto fotográfico do dispositivo. Não que sejam ruins, mas ficam abaixo do que poderíamos esperar ao ver a capacidade que o celular tem na câmera principal, e até mesmo na ultrawide e na macro.
O fato de tirar selfies não tão boas quanto o próprio antecessor é um mau sinal. Se você gosta muito de usar a câmera frontal, pode ser que se desaponte com a qualidade do Galaxy A55. Ainda assim, comparado a modelos da mesma faixa de preço, ele tem um resultado bastante satisfatório.
2. Desempenho
O desempenho do Exynos 1480 presente no Galaxy A55 não é ruim, muito pelo contrário. O celular aguenta tarefas mais exigentes com um resultado bastante satisfatório para sua faixa de preço. Porém, há concorrentes mais velozes, especialmente para quem pensa no smartphone para jogar.
O Motorola Edge 50 Pro
é uma alternativa, por exemplo. O Realme 12 Pro Plus
também tem desempenho melhor, bem como o Poco F5 Pro
. Se você quer uma opção ainda dentro da Samsung, tem o Galaxy S21 FE
ou o S23 FE, que também ficam na faixa dos R$ 2.000, podendo variar em R$ 200 para mais ou para menos.
Ou seja, se você quer um celular intermediário que não deixe na mão, o Galaxy A55 pode ser a opção. Mas, se quer jogar com qualidade gráfica um pouco melhor, uma das opções listadas acima pode lhe atender melhor.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: