O Spotify
anunciou a criação da Spotify Mix
, nova fonte tipográfica usada na interface do serviço de streaming
e nas campanhas publicitárias da marca. A tipografia é personalizável, com uma versão padrão usada nos aplicativos e outras variações adaptadas para as capas de playlists.
A Mix é classificada como uma fonte sem serifa — estilo sem “rebarba” usado na maioria dos aplicativos pela facilidade de leitura e adaptação a diferentes telas — e substitui o modelo Circular, usado como padrão no streaming. O resultado é uma parceria do Spotify com o estúdio alemão Dinamo Typefaces e começou a ser liberado na plataforma a partir de hoje (22).
Em nota, o chefe de design de marca do Spotify, Rasmus Wängelin, informa que a nova fonte é uma mistura de estilos clássicos e contemporâneos para criar um visual único. “Para criar essa tipografia, nos livramos de algumas restrições tipográficas e juntamos elementos de uma variedade de estilos de fontes. Essa abordagem reflete a natureza dinâmica e evolutiva da cultura do áudio no decorrer dos anos”, comenta.
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
–
Disponibilidade
O Spotify informa que a nova fonte começou a ser distribuída hoje para todos os idiomas baseados no latim e em vietnamita. Em teste feito pelo Canaltech, o aplicativo para desktop e Android ainda usa a tipografia antiga, mas já é possível notar a diferença nas capas das playlists feitas pelo próprio streaming.
Mudanças bruscas de design nem sempre são bem-vindas, mas a alteração do Spotify na interface do app parece ser discreta — o novo desenho das letras tem alguns traços mais finos em comparação com a anterior, mas não gera uma diferença tão grande.
Se você tem curiosidade nesse assunto, também pode conferir quais são as escolhas de fonte para o Instagram
e para o WhatsApp
.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: