A organização do Festival de Cinema de Gramado
, um dos eventos culturais mais importantes do Brasil, anunciou que a 52ª edição da premiação acontecerá entre os dias a 9 a 17 de agosto
na cidade gaúcha. A especulação era que o evento fosse cancelado ou adiado, já que a cidade de Gramado foi um dos locais afetados pelas enchentes que acometeram o Rio Grande do Sul em maio. Ao todo, mais de 1600 pessoas que vivem na cidade tiveram que deixar suas casas desde o início do mês.
Diante desse cenário, ainda não é certo que o local estará reconstruído para receber o festival e nem que o aeroporto de Porto Alegre já estará recebendo voos. Vale lembrar que Gramado não tem aeroporto, por isso, para chegar até lá é preciso desembarcar na capital e pegar um transporte terrestre ou ir direto por terra. Emergencialmente, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) autorizou que a Base Aérea de Canoas, na região metroplitana de Porto Alegre, receba voos comerciais.
Apesar disso, Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, autarquia responsável pelos eventos da cidade, se mostrou confiante com a retomada da vida cultural de Gramado. “Estamos trabalhando duro para possibilitar essa retomada, com olhar especial aos trabalhadores do audiovisual afetados pela tragédia”, diz.
Por conta da crise climática, as inscrições para o Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas e para a Mostra de Longas-Metragens Gaúchos foram adiadas até o dia 26 de maio.
O que é o Festival de Gramado?
Criado em 1973, o Festival de Cinema de Gramado
é um evento anual que acontece, geralmente, em agosto e que premia os melhores curta e longa metragem do ano. O troféu Kikito é entregue para os vencedores das seguintes categorias; curta-metragem brasileiro, curta-metragem gaúcho, longa-metragem brasileiro, curta-metragem gaúcho e longa-metragem estrangeiro.
Os filmes que participam do festival são apresentados ao público em exibições gratuitas um dia após a apresentação oficial do evento.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: