A entrega do prêmio Personagem Soja Brasil 23/24, em 15 de maio, em Brasília, foi marcada pelo reconhecimento do trabalho de produtores e pesquisadores que dedicaram a vida ao pleno desenvolvimento da oleaginosa nacional. No entanto, a noite também reservou uma homenagem ao deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion.
A honraria, entregue pelas mãos do presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), Maurício Buffon, teve como objetivo destacar o papel do parlamentar em defesa do agronegócio no Congresso Nacional.
Segundo Lupion, o fomento à pesquisa e aos produtores rurais, trazidos pelo prêmio Personagem Soja Brasil, incentiva novas práticas e tecnologias que provam que a agricultura brasileira é a mais sustentável do mundo, mesmo tendo a legislação ambiental mais restritiva que existe.
“Nosso desafio é fazer com que as políticas públicas sejam benéficas para o produtor, para que ele seja respeitado acima de tudo e que consigamos ter o sistema produtivo que temos hoje com o aumento de fronteiras internacionais, todos os dias buscando novos mercados, buscando o melhor para o setor, mas, principalmente, cumprindo a nossa responsabilidade socioambiental de alimentar boa parte do mundo”, destacou.
O presidente da FPA também ressaltou o papel das instituições do agronegócio em prol do povo do Rio Grande do Sul, vitimado pelas enchentes que destruíram grande parte dos municípios do estado.
Exemplo disso são as ações encabeçadas pela Aprosoja Rio Grande do Sul, que arrecadou, até o momento, R$ 1,7 milhão para apoiar produtores gaúchos atingidos pelas inundações. Do total, R$ 100 mil já foram investidos em combustíveis para aerenaves particulares que estão envolvidas nos resgates de vítimas e entregando mantimentos às famílias atingidas.