A Polícia Civil de São Paulo prendeu 20 pessoas em operação contra uma “fábrica” pirata de cervejas na capital, na última quinta-feira (16). O grupo criminoso transformava garrafas de uma marca de cerveja de menor valor em quatro outras marcas líderes de mercado.
A ação foi realizada pela 2ª Delegacia DIG (Investigações sobre Estelionato e Crimes Contra a Fé Pública) que identificou o galpão industrial na Vila Bela Vista, na Zona Sul de São Paulo, com local destinado à falsificação das bebidas.
Confira o vídeo abaixo para entender como o esquema funcionava:
Para realizar as falsificações, os criminosos molhavam as garrafas de cerveja, umedecendo os rótulos. Após isso, esses rótulos eram retirados e as garrafas eram lavadas, para eliminar o excesso de cola. Por fim, as tampinhas eram trocadas e as embalagens de marcas de maior valor eram colocadas no lugar das antigas.
De acordo com a Polícia Civil, os integrantes do grupo se didividiam em setores, em que cada um era encarregado de uma função, do rótulo original até o produto final.
As 20 pessoas envolvidas foram indiciadas por falsificação de produtos alimentícios. Rótulos, tampinhas, selos, maquinários e engradados de cervejas originais e falsificadas também foram apreendidas pelos policiais.
*Sob supervisão de Luis Roberto Toledo