O Google
anunciou uma série de melhorias na pesquisa com IA generativa durante a conferência Google I/O, realizada nesta terça-feira (14). A ferramenta foi reforçada com um novo modelo do Gemini, adaptado justamente para as buscas, e ganhou filtros para mudar planejar uma rotina qualquer para você, mudar o tom da linguagem, analisar vídeos e realizar pesquisas complexas, com várias etapas.
A pesquisa generativa com foi introduzida ao buscador no ano passado e teve uma primeira impressão positiva: a empresa revela que as pessoas estão mais satisfeitas com os resultados desde a chegada do recurso e visitam uma variedade maior de sites.
O serviço, que ainda estava em fase de testes, foi liberado na versão estável a partir de hoje nos Estados Unidos, e a empresa pretende expandir a cobertura para outros países até o final do ano para alcançar 1 bilhão de usuários. O Canaltech
listou as principais novidades anunciadas para a ferramenta.
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Filtros de respostas
O Google permite refinar o conteúdo das respostas: é possível pedir para a IA se aprofundar sobre o assunto e trazer mais detalhes ou simplificar o texto e torná-lo o mais curto possível, o que facilitaria na hora de explicar algo para crianças. O recurso é comum em vários chatbots e IA e faz sua estreia no buscador nos EUA, a partir da plataforma Search Labs.
Planejar rotina e buscas mais complexos
A chegada do novo modelo do Gemini para a IA permite fazer buscas mais complexas ou com mais de uma etapa. Nesse caso, o objetivo do Google é fazer com que a ferramenta responda a todas as dúvidas do usuário num só comando, no lugar de exigir que a pessoa faça várias pesquisas sobre o tema.
Além de trazer um resumo com base nos principais resultados de pesquisa, a IA do Google também consegue planejar para você. Ao pedir algo como “crie um cardápio de refeições de três dias para um grupo com receitas fáceis”, a plataforma rapidamente cria um conteúdo completo com todas as informações necessárias.
É possível editar o material com novos prompts e exportar o resultado para o Gmail ou o Documentos. Inicialmente, a novidade inclui planejamentos de refeições e viagens, mas a empresa pretende incluir suporte para treinos, festas e encontros até o final do ano.
Resultados personalizados por IA
O buscador também vai criar uma nova página para mostrar os resultados personalizados, como se a IA fizesse um (i)brainstorming no lugar do usuario. Além do tradicional resumo, a página também incluiria links com manchetes geradas por IA — algo parecido com o que o navegador Arc Search faz nos celulares.
Na fase inicial, o recurso é aplicado para receitas e dicas de refeições, mas a empresa pretende expandir o uso para filmes, músicas, hotéis e dicas de compras.
Pesquisa com vídeo
O Google vai aceitar pesquisas com vídeo: se você não consegue descrever o problema em palavras, basta gravar algo com o celular e enviar para a análise da IA da busca. O Gemini vê o vídeo, entende o que precisa ser buscado e cria um resumo com as possíveis respostas.
Disponibilidade
Todos os recursos anunciados entram em fase de testes no Google Search Labs, uma página com funções experimentais para a pesquisa. Porém, foram liberados apenas em inglês e para residentes nos EUA — a empresa ainda não informa um prazo para distribuí-los a outros países.
Você pode aproveitar para conferir as outras novidades anunciadas no Google I/O deste ano.
Leia a matéria no Canaltech
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