domingo, 21 de dezembro de 2025

Consertar freio de Mercedes 2005 pode custar uma baita fortuna

Paulo Amaral

Consertar freio de Mercedes 2005 pode custar uma baita fortuna

Ter um superesportivo incrível
na garagem é o sonho de muita gente, mas é bom saber que, além de ter dinheiro para arcar com despesas “comuns”, como impostos, seguro e combustível, o proprietário de carros do porte de um McLaren F1 ou de uma Mercedes SLR McLaren precisa ter uma reserva e tanto para eventuais reparos.

Os casos mais recentes foram relatados nas redes sociais, primeiro por donos de duas McLaren F1 que precisaram efetuar a troca do para-brisa
e gastaram, cada um, o equivalente a dois Renault Kwid 0km
(R$ 170,1 mil). Se você achou esse valor absurdo, espere para saber o orçamento para o reparo do freio de uma Mercedes SLR McLaren 2005 em uma oficina nos Estados Unidos.

De acordo com o colecionador identificado na rede social X (antigo Twitter
) como Kancho (@HumpedMyJeweler), a troca dos discos e pastilhas de seu Mercedes-Benz SLR ano/modelo 2005 custaria (ou custará, se ele resolver pagar) US$ 120.462,79, valor equivalente a cerca de R$ 621,4 mil na conversão direta.


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Pela reação do proprietário, ele não parece muito disposto a continuar com o superesportivo na garagem por muito tempo. “Preciso vender essa m$%d@. Isso não vai funcionar”, desabafou. E não é para menos, já que o valor é suficiente para comprar um EQB 250 0km
, hoje avaliado em R$ 502,9 mil — e ainda sobra troco.

Por que os freios da Mercedes SLR McLaren custam tanto?

A fortuna cobrada para consertar os freios da Mercedes SLR McLaren não foi “invenção” do mecânico que teve o orçamento exposto nas redes sociais. Segundo o colecionador, outras três oficinas consultadas apresentaram valores semelhantes, e uma delas ainda alertou que o kit precisaria ser encomendado, pois não existia em estoque.

Mas, afinal de contas, por que os freios da Mercedes SLR McLaren custam tanto dinheiro? A resposta é simples e direta, e pode ser resumida em uma única palavra: Sensotronic.

Esse é o nome do conjunto de freios de carbono-cerâmica, também chamado de “brake-by-wire”. Segundo a Mercedes, eles são caríssimos porque resistem à fadiga em temperaturas de até 1.200º C.

Os freios da Mercedes SLR McLaren são compostos por discos ventilados de 370 mm e pinças de 8 pistões na dianteira, além de discos de 360 mm e 4 pistões na parte traseira.

O material utilizado precisa exalar excelência. Afinal, a Mercedes SLR McLaren, produzida entre 2003 e 2009, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos e alcança 334 km/h graças ao motor V8 de 5.4 litros. Nesse caso, tão importante quanto a aceleração é o poder de frenagem, certo?

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