quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Boeing adia voo espacial tripulado para trocar válvula em foguete

Danielle Cassita

Boeing adia voo espacial tripulado para trocar válvula em foguete

Vai demorar mais um pouco até o primeiro voo tripulado da cápsula Starliner
, da Boeing
, acontecer. A NASA
informou nesta terça (7) que o lançamento não deve acontecer antes do dia 17 de maio, e o motivo é a substituição de uma válvula defeituosa no foguete Atlas V.

No cronograma original, a missão Crew Flight Test (CFT) seria lançada na noite de segunda (6) na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida. Quando faltavam poucas horas para o lançamento, a equipe avisou que a operação foi suspensa.

A mudança veio após perceberem que uma válvula de liberação de oxigênio no estágio superior do foguete estava abrindo e fechando rapidamente. Agora, a United Launch Alliance, que é a responsável pelo foguete, decidiu substituir o componente.


Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube
, todo dia tem vídeo novo para você!

Para isso, é necessário levá-lo de volta para as instalações de montagem. Se tudo correr bem, a CFT deve ser lançada no dia 17, às 19h16 no horário de Brasília, levando Butch Wilmore e Suni Williams
à Estação Espacial Internacional para passarem 8 dias a bordo.

A Starliner já completou um voo não-tripulado ao laboratório orbital
. Já a CFT é uma missão necessária para mostrar que a espaçonave está pronta para levar e trazer de volta em segurança astronautas em missões tripuladas de longa duração na ISS.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:

Fonte