A Ferrari já anunciou que está trabalhando para lançar o 1º carro elétrico da marca
(aquele que até os puristas vão amar
, segundo a fabricante) em 2025, mas, enquanto não se rende à nova era, nada melhor do que mostrar aos autênticos gearheads
que os lendários motores V12 seguem “com moral” entre os engenheiros.
A marca do Cavalo Rampante apresentou em Miami Beach, nos Estados Unidos, as duas novas integrantes da família que conta com o motor V12 sob o capô: Ferrari 12Cilindri e a Ferrari 12Cilindri Spider.
O lançamento é uma homenagem aos 70 anos da marca nos Estados Unidos e, segundo a Ferrari, “representa a evolução natural da filosofia automobilística inabalável da marca, que sempre esteve comprometida com a renovação, sem se desviar do DNA da marca e de seus elementos mais essenciais”.
–
Feedly: assine nosso feed RSS
e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
–
A Ferrari 12Cillindri é uma berlinetta de dois lugares, que apresenta frente bicuda, claramente inspirada nas versões Gran Turismo lançadas nas décadas de 1950 e 1960.
Motor V12 é estrela da Ferrari 12Cilllindri
O principal destaque das novas versões da Ferrari é, sem dúvida, o motor aspirado de 6.5 litros e 12 cilindros, que pode estar se despedindo da marca justamente nos modelos que levam seu nome.
“O motor Ferrari 12Cilindri, que faz parte da saga de motores da qual nasceu a lenda de Maranello, fornece 830 hp nesta versão e se beneficia de uma faixa de rotação aumentada até 9.500 rpm. Sua impressionante curva de potência significa que 80% do torque do motor está disponível a 2.500 rpm, oferecendo resposta imediata do acelerador e uma sensação de aceleração crescente e entrega infinita”, diz a marca.
Os números divulgados pela Ferrari são realmente impressionantes. O motor V12 das versões coupé e Spider da 12Cillindri fazem o carro atingir velocidade máxima de 340 km/h, além de chegar do 0 aos 100 km/h em apenas 2,9 segundos e bater 200 km/h no velocímetro em somente 7,9 segundos.
A construção do motor V12 na 12Cillindri não é menos impactante. Segundo a Ferrari, trata-se de um propulsor dianteiro bastante evoluído, que oferece “excelente combinação de elegância, versatilidade e desempenho, expressando, ao mesmo tempo, esportividade, classe e sobriedade”.
Ferrari 12Cillindri é tecnologia pura
O cockpit da Ferrari 12Cillindri também é uma obra de arte. A marca do Cavalo Rampante preparou as duas versões do esportivo com o que há de mais atual em termos de tecnologia
e conforto.
Os modelos contam com uma nova interface “homem-máquina” (HMI), formada por três telas, incluindo o painel de informações e uma voltada para o passageiro. Juntas, elas entregam uma experiência completamente nova, com controle total sobre a experiência de dirigir.
Quanto custam as novas Ferrari 12 Cillindri?
As novas Ferrari 12 Cillindri já estão com pré-venda aberta, a princípio apenas na Itália, casa da lendária montadora. Os valores para a versão mais “simples”, a coupé, partem de 395 mil euros (cerca de R$ 2,1 milhões, na conversão direta).
Os interessados na versão Spider, porém, terão que pagar um pouco mais e, também, esperar um pouco mais. Enquanto as variantes coupé têm entregas programadas para o 4º trimestre deste ano, a Spider só começará a chegar aos futuros proprietários em 2025.
O preço? A partir de 435 mil euros, ou R$ 2,4 milhões na conversão direta.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: