Hoje (8) é o último dia para tirar e regularizar o título de eleitor, mudar o local de votação ou coletar a biometria antes das Eleições Municipais de 2024. Caso o cidadão tenha alguma irregularidade na situação eleitoral, não poderá participar das votações em outubro deste ano — além disso, quem mudou de cidade precisa solicitar a troca de domicílio eleitoral para votar em outro município.
É possível fazer as mudanças antes do prazo de duas maneiras diferentes: de forma presencial num cartório eleitoral ou central de atendimento ao eleitor, ou pela internet, com o autoatendimento eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no portal Título Net.
Prazo no RS será maior
Os residentes no Rio Grande do Sul terão o prazo estendido por mais 15 dias a partir do dia 8 de maio para as mudanças no título de eleitor. A decisão foi tomada pelo TSE em decorrência das chuvas, enchentes e alagamentos no estado
.
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
–
Como descobrir se há alguma irregularidade com o título
Você pode consultar a sua situação eleitoral no próprio site do TSE:
- Acesse
tse.jus.br/servicos-eleitorais/titulo-e-local-de-votacao
; - Insira o número de inscrição ou o CPF;
- Digite “Consulte”;
- Veja as informações.
Como regularizar o título de eleitor pela internet
O processo é feito no site de autoatendimento eleitoral do TSE, disponível via PC e celular, e pode ser usado para mudar dados cadastrais, corrigir irregularidades e trocar o local de votação. Porém, somente as pessoas que já coletaram a biometria podem usar os serviços online (se você ainda não fez isso, precisa recorrer a uma unidade presencial):
- Acesse
tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral
; - Escolha uma das funções disponíveis;
- Envie os documentos e siga as instruções.
Se você prefere fazer o processo presencialmente, precisa consultar os locais de atendimento eleitoral na página do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de seu respectivo estado — muitas unidades dispensaram a necessidade de agendar uma visita nos últimos dias do prazo e no lugar disso atendem por ordem de chegada.
Procurado pelo Canaltech
, o TSE informa que não é possível regularizar a situação eleitoral a partir do aplicativo do e-Título
.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: