Um evento meteorológico
raro atingiu o centro-sul dos Estados Unidos no final do mês de abril — foi um tornado de rotação no sentido horário, o que ocorre em apenas 1% dos casos no Hemisfério Norte, além de outro visto indo do leste para o oeste, ambos bastante incomuns.
O tornado foi gerado por uma supercélula na tarde de 30 de abril, um tipo de tempestade severa, atingindo o estado americano de Oklahoma. Além de pedras de granizo
e ventos fortes, esse tipo de ocorrência meteorológica também gera tornados, e, no caso aqui relatado, gerou vários.
A cidade afetada foi, mais especificamente, Loveland, situada na região do país mais afetada pela temporada de tornados
, comuns nessa época e que costumam ser gerados por supercélulas. Tornados anticiclônicos, como o do evento, geralmente são fracos, mas desta vez, não foi o caso.
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
–
Um tornado muito raro
To be clear, in this loop we have a westward moving, dissipating cyclonic tornado AND and newly developed anticyclonic tornado also moving west-southwest with a debris signature. This is so incredibly rare it’s hard to describe. pic.twitter.com/SCpnyWXOgA
— Taylor Trogdon (@TTrogdon) May 1, 2024
Como o fenômeno meteorológico seguiu forte mesmo girando em sentido horário, o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (National Weather Service) emitiu um comunicado onde definiu o tornado
como “grande e extremamente perigoso”. Não houve, no entanto, nenhuma morte por sua conta, já que a maior parte do evento ocorreu em área de plantio, no máximo arrancando árvores e plantas até a raiz.
O órgão também informou que o tornado chegou a ficar “quase estacionário”, ou, no mínimo, moveu-se muito devagar, o que é bastante incomum. À CNN, o meteorologista do Serviço Nacional de Meteorologia Rick Smith contou que, quase sempre, os tornados seguem a supercélula por todo seu trajeto, o que não aconteceu neste caso.
Um segundo tornado
, gerado também pela supercélula nos EUA, viajou do leste para o oeste, na direção contrária da comum no país e também contrariando o caminho do evento meteorológico que o gerou. É possível que ambos os fenômenos envolvendo tornados tenham ocorrido simultaneamente, o que é extremamente raro.
A temporada de furacões pode ocorrer em qualquer momento do ano, mas os meses de primavera
são os mais comuns para tempestades nos Estados Unidos, com o pico ficando entre maio e início de junho no centro-sul. Mais a norte, isso pode se estender até julho. Só em abril, o Serviço Nacional de Meteorologia detectou 300 tornados, número vice-recordista para o mês desde que se há registro.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: