No embalo do lançamento dos novos modelos de iPad, a Apple
anunciou novidades para o Logic Pro, aplicativo de edição musical para macOS e iPadOS. O software
ganhou recursos gerados por IA, como o suporte a novos instrumentos para sessões de gravação e uma ferramenta para isolar os elementos de uma faixa musical.
Baixo e teclado por IA
Você pode usar uma banda de apoio virtual para complementar suas gravações musicais pelo app: além de já possuir uma bateria, o Logic Pro adicionou versões geradas por IA de baixo e teclado.
No caso do baixista virtual, é possível escolher entre oito modelos diferentes, ajustar manualmente a intensidade do instrumento e ainda escolher uma série de progressões de acordes. Além disso, o plugin Studio Bass dá acesso a seis tipos de baixos diferentes para complementar a produção.
–
CT no Flipboard
: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
–
O tecladista virtual funciona de maneira similar, com a opção de sincronizar os acordes e ajustar a progressão durante a música. O plugin Studio Piano ainda traz ferramentas para ajustar o microfone, os ruídos e os samples.
Instrumentos isolados e tons automáticos
Outra novidade do Logic Pro é o recurso Stem Splitter, que automaticamente isola os instrumentos de uma faixa em quatro partes diferentes: vocais, baixo, bateria e outros. A novidade é muito útil para gravações antigas e para o trabalho de mixagem de DJs que recorrem ao aplicativo da Apple.
O processamento é feito no próprio dispositivo, com ajuda dos chips da linha M da Gigante de Cupertino, e permite usar as faixas isoladas em outros arquivos.
Por fim, o recurso ChromeGlow usa IA para encontrar a afinação ideal para uma gravação com base em cinco estilos diferentes de saturação. O software inclui predefinições que podem deixar o som mais limpo ou trazer uma experiência retrô para o som, além de filtros personalizáveis.
Disponibilidade
Quem já usa o Logic Pro no iPad ou nos computadores da Apple receberá os novos recursos a partir de uma atualização gratuita no dia 13 de maio — quem não assina o serviço precisa comprar uma licença pela App Store para usá-lo. O software exige o macOS Ventura 13.5 ou posterior para rodar nos computadores e o iPadOS 17.4 ou posterior para tablets.
Mesmo sem o aplicativo, você ainda pode conferir softwares e aparelhos que ajudam a montar um estúdio musical dentro de casa.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: