Manta Ray | Drone autônomo em formato de arraia conclui testes nos EUA
As linhas de defesa dos Estados Unidos contarão, em breve, com um novo e moderno acessório para ajudar a proteger o país. Trata-se do Manta Ray, um drone autônomo
que tem no formato de arraia uma de suas muitas peculiaridades.
Desenvolvido pela Northrop Grumman, o veículo concluiu com êxito seus primeiros testes na água, e provou estar pronto para cumprir a função que a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA) está planejando para ele.
De acordo com a DARPA, o Manta Ray vem sendo projetado desde 2020 com um objetivo: operar missões de longa duração e longo alcance em ambientes oceânicos onde os humanos não podem ir.
–
Feedly: assine nosso feed RSS
e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
–
“Nossos testes Manta Ray bem-sucedidos e em grande escala validam a prontidão do veículo para avançar em direção a operações no mundo real depois de ser rapidamente montado em campo a partir de subseções modulares”, disse o Dr. Kyle Woerner , gerente do programa DARPA.
We completed in-water testing of Manta Ray, a new type of uncrewed underwater vehicle. Together with @DARPA
we are pioneering UUV technology! #DefiningPossible
https://t.co/7Oq0kF24wH— Northrop Grumman (@northropgrumman) May 1, 2024
Principais características do drone Manta Ray
Segundo o site oficial da Northrop Grumman, são diversos os pontos que tornam o drone autônomo
em formato de arraia um diferencial importante no que diz respeito à defesa do país. Entre as muitas características, a fabricante destacou:
- Carga útil capaz de suportar uma variedade de missões;
- Autônomo, sem necessidade de logística humana no local;
- Economia de energia, com capacidade de ancorar no fundo do mar e hibernar em estado de baixo consumo de energia;
- Modular, para fácil envio em cinco contêineres padrão para apoiar a implantação expedicionária e montagem em campo em todo o mundo.
Os membros da DARPA e da Northrop Grumman afirmam que o protótipo seguirá sendo testado pela Marinha dos Estados Unidos para comprovar a eficiência dessa nova classe de UUVs ( uncrewed underwater vehicles
, ou, em bom português, veículos não-tripulados para debaixo d’água) de longa duração, e os resultados serão divulgados tão logo as novas experiências sejam concluídas.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: