Morreu nesta sexta-feira (26) o ator e dublador José Santa Cruz, conhecido por ser a voz de personagens muito icônicos em filmes, desenhos e séries de TV. Além de ser o Magneto na franquia X-Men
e Hagrid na saga
Harry Potter
, ele também eternizou o personagem Dino no seriado Família Dinossauro
, eternizando a frase “Querida, cheguei”.
A morte do ator de 95 anos foi confirmada pelo seu bisneto, o também dublador Ivan Santa Cruz, que compartilhou uma mensagem de despedida para o bisavô. “Eu só espero que saiba da onde (sic) está que o senhor foi a minha maior inspiração no mundo da dublagem”, escreveu Ivan.
O perfil de José Santa Cruz no Instagram
também compartilhou uma breve e simples mensagem para comunicar o falecimento nesta sexta-feira. Um story foi divulgado apenas com a mensagem “Luto”.
–
CT no Flipboard
: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
–
Embora tenha se tornado um dos dubladores mais emblemáticos e conhecidos do país, ele também tinha uma carreira como ator igualmente popular. Por muitos anos, atuou como humorista em programas como Zorra Total
e A Praça é Nossa
.
Personagens icônicos
Contudo, é realmente a dublagem que vai fazer com que José Santa Cruz seja realmente lembrado. Dono de uma voz marcante, ele deu vida a diversos personagens que vivem na memória do público. E ele entregou interpretações tão únicas que é até difícil dizer que todas elas eram feitas pelo mesmo ator.
Confira alguns de seus trabalhos mais marcantes:
- Magneto (X-Men)
- Tiamat (Caverna do Dragão)
- Jar Jar Binks (Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma)
- Pinguim (Batman: O Retorno)
- J.J. Jameson (Homem-Aranha)
- Hagrid (Harry Potter)
- Megatron (Transformers)
- Dino da Silva Sauro (Família Dinossauro)
- Sr. Omar (Todo Mundo Odeia o Chris)
- Professor Porter (Tarzan)
- Dr. Julius (Os Simpsons)
- Auguste Gusteau (Ratatouille)
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: