quinta-feira, 21 de maio de 2026

iPhone pode ser banido entre militares da Coreia do Sul

iPhone pode ser banido entre militares da Coreia do Sul
Vinícius Moschen

iPhone pode ser banido entre militares da Coreia do Sul

A administração militar da Coreia do Sul poderá proibir o uso de iPhones por parte de seus oficiais. A medida teria como motivação a preocupação com a segurança dos dados contidos nos aparelhos, e a possibilidade de vazamentos.

De acordo com a notícia veiculada no jornal The Korea Herald, fontes internas apontaram que um aviso foi enviado aos militares no dia 11 de abril, alertando para a proibição de dispositivos que “não permitam o controle de funções inerentes por parte de aplicativos de terceiros”. iPhones ainda foram citados nominalmente como exemplos de aparelhos que podem ser banidos.

O “aplicativo de terceiro” que aparece como ponto central para o banimento seria um software
criado pela National Defense Mobile Security. Ele serve justamente para restringir algumas funções essenciais dos aparelhos, como câmera, internet e microfone.


Feedly: assine nosso feed RSS
e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.

Atualmente, oficiais de alto escalão devem obrigatoriamente contar com o aplicativo em seus celulares para acessar áreas das bases militares que possam ter informações sensíveis. Quem usa o iPhone deve deixá-lo na entrada.

A ideia seria estender esta ordem para todas as unidades subordinadas de militares, em um grupo que pode chegar a quase 500 mil pessoas.

No momento, iPhones proíbem que aplicativos de terceiros controlem as funções inerentes ao dispositivo, inviabilizando o uso do aplicativo criado em 2013. Afinal, esse tipo de bloqueio é ilegal em alguns estados dos Estados Unidos, incluindo a Califórnia.

No entanto, smartphones que rodam o Android permitem estas restrições, e por isso estariam liberados para uso pelos militares, em teoria. Isso inclui smartphones e relógios de diversas empresas, sem deixar de fora a marca local Samsung
.

A obrigatoriedade da instalação do aplicativo já foi apontada como uma restrição excessiva aos direitos humanos pela Comissão Nacional de Direitos Humanos da Coreia. Por isso, a entidade já sugeriu que a regra seja aplicada apenas aos oficiais de patente mais alta.

O Korea Herald ainda apontou que a iniciativa pode “exacerbar a disparidade entre pessoas que usam o iPhone e aparelhos com Android no futuro”. Essa situação seria agravada com a possibilidade de ampliação do horário permitido para uso de celular pelos militares de três para 15 horas diárias, cogitada recentemente pelo ministro da Defesa da Coreia.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:

Fonte