A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Sistema Faesp/Senar-SP) emitiu uma nota sobre evento realizado no último domingo (14) no Theatro Municipal, na capital paulista.
De acordo com a entidade, o evento planejado seria uma reunião institucional e simbólica, contando com a presença de lideranças do setor agropecuário e a nova diretoria da Faesp.
A federação contesta as afirmações de que teria havido a suspensão da posse formal do presidente da instituição, Tirso Meirelles, eleito para a gestão 2024-2028 em dezembro do ano passado.
Segundo a Faesp, a posse da presidência e dos demais membros da diretoria teria sido efetivada em 2 de fevereiro de 2024, registrada em cartório e validada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, assim como pela Coordenação Técnica de Registro Sindical.
A nota também informa que, em meio a divergência de informações, a diretoria da entidade teria decidido suspender a cerimônia do último domingo. Em lugar disso, teria optado por realizar apenas o Fórum Paulista para Jornalistas do Agronegócio, na sede da própria Faesp.
De acordo com o texto, ao fim do fórum, o presidente do Sistema Faesp/Senar-SP e sua diretoria enfatizaram a importância de unir esforços para a construção de um plano nacional voltado à melhoria da qualidade de vida da população rural. Eles reiteraram o compromisso em garantir a produtividade, a segurança alimentar e a permanência do homem no campo.