domingo, 22 de dezembro de 2024

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Governo busca soluções contra doença que ameaça abacaxi

A fusariose representa uma ameaça devastadora à produtividade e à qualidade do abacaxi. Sob condições ambientais favoráveis, pode causar perdas produtivas superiores a 80%, levando à morte das plantas e à podridão dos frutos.

Diante das dificuldades enfrentadas por produtores rurais, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) buscou cooperação junto à Embrapa Mandioca e Fruticultura e à Superintendência do Ministério da Agricultura e Pecuária em Sergipe, visando obter variedades de abacaxi resistentes a essa praga e livres de espinhos.

Um dos principais problemas identificados é a utilização de material propagativo infectado, como mudas doentes que, por não serem identificadas em estágio inicial, acabam sendo plantadas e se tornam fontes de disseminação da doença e que, para combatê-la, é fundamental que os agricultores tenham acesso a mudas de qualidade, livres de doenças, para garantir o sucesso do cultivo.

Diante desse cenário, em reunião realizada entre a Emdagro, Embrapa Mandioca e SergipeTec, no início deste mês, ficou estabelecido que o SergipeTec também se integraria à parceria, com o objetivo de produzir mudas saudáveis e livres de patógenos em escala para os agricultores.

Foto: Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca.

Além da produção de mudas saudáveis, a Emdagro também atuará diretamente junto aos agricultores, oferecendo assistência técnica no manejo da cultura do abacaxi e implantará duas Unidades Demonstrativas no município de Riachão do Dantas, maior produtor de abacaxi do estado.

Para o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emdagro, Jean Carlos Nascimento, a parceria representa um passo importante na busca por soluções sustentáveis para os agricultores de abacaxi em Sergipe. “Essa iniciativa representa um importante avanço na busca por soluções sustentáveis e inovadoras para os desafios enfrentados pela agricultura sergipana, reafirmando o compromisso das instituições envolvidas com o desenvolvimento rural e a segurança alimentar da região”, destaca.

O engenheiro agrônomo da Emdagro Valbério Paolilo destacou a importância do trabalho conjunto: “Estamos unindo esforços para enfrentar esse desafio e oferecer soluções eficazes aos nossos agricultores. Com a cooperação entre instituições e a participação ativa dos produtores, estamos confiantes de que podemos superar a fusariose e garantir um futuro mais promissor para o cultivo de abacaxi em Sergipe”.

Ainda de acordo com Paolilo, assim que a unidade demonstrativa da Emdagro for implementada, em Riachão do Dantas, será feito dia de campo para transferência de tecnologia com mudas saudáveis.

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas