Guardas puderam conhecer os trabalhos de rondas e palestras escolares, com o objetivo de replicar as atividades em suas localidades
event_available 12/04/2024 |
access_time 12:20 horas
A Guarda Municipal de Dourados (GMD), tem se destacado com referência nos trabalhos de Ronda Escolar Comunitária, ação desenvolvida desde 1997 tanto nas Escolas Municipais e Estaduais, como também nas escolas particulares. Trabalho preventivo que visa desenvolver ações preventivas nas escolas e no seu entorno, de forma a colaborar com a implantação da cultura de paz na comunidade local.
Com notória relevância para a comunidade escolar e por possuir servidores especializados para trabalhar com tal público, agentes da Guarda Municipal de Corumbá vieram conhecer mais de perto a atuação especializada frente às instituições de ensino. Nos próximos dias, agentes de outras cidades também devem visitar Dourados para conhecer os trabalhos desenvolvidos.
Os visitantes puderam fazer o conhecimento de diversas unidades escolares, dialogar com Diretores, professores e alunos, além de conhecer as dependências da Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (DEPAC) e da Delegacia de Atendimento à Infância, Juventude e Idoso (DAIJI).
As visitações in loco foram importantes para dialogar e melhor entender as ações desenvolvidas na cidade de Dourados, na qual, as ações da Ronda Escolar Comunitária são desenvolvidas individualmente, integradas com as escolas e em conjunto com Conselho Tutelar, Juizado da Infância e Juventude, Polícia Civil e demais instituições.
Em 2023 foram realizadas aproximadamente 11 mil rondas, nas mais de 60 escolas da cidade, registrando 445 Boletins de atendimentos e apoio à comunidade escolar. Também foram realizadas palestras sobre bulling, violência escolar, trânsito, meio ambiente e uso de álcool e drogas. Ao todo, 27 escolas receberam as palestras, totalizando quase 5 mil alunos.
Acompanhados pela Inspetora Luiza, Inspetor Ferruzzi, Inspetora Ivonete e do GM Rocha, os agentes Pereira e De Oliveira puderam trocar experiências e melhor conhecer as ações desenvolvidas em Dourados, com o foco de replicar tais conhecimentos na cidade de Corumbá.